Quando dissemos que a Intel deixou de ter vontade de brincar, em 2021 e 2022, nós também não estávamos a brincar. Afinal de contas, apesar do facto de a gigante azul já estar a recuperar alguma da quota de mercado para a AMD, ao longo dos últimos meses, a verdade é que ainda existe muito trabalho a ser feito.
Sim, a AMD tem a arquitetura Zen 4 pronta a lançar, mas… A próxima geração Intel Core 13000 vai trazer tudo o que a empresa tem para oferecer, para cima da mesa. Ou seja, a rivalidade vai ser mais do que muita!
Intel Core i9-13900K pode chegar perto dos 6 GHz!
Portanto, segundo novos leaks de informação, a Intel vai puxar a sua nova arquitetura ao máximo, ao mesmo tempo que atira a eficiência pela janela. Ao fim ao cabo, o seu novo processador topo de gama (13900K), vai muito provavelmente chegar muito perto dos míticos 6GHz, mais concretamente, 5.8Ghz.
Contudo, esta não vai ser a grande novidade nos novos processadores, que deverão significar um salto qualitativo sério relativamente à atual oferta da Intel.
Afinal, além do aumento da frequência, o novo Intel Core 12900K vai duplicar o número de núcleos focados na eficiência energética (E-Cores) de 8 para 16, mantendo os mesmos 8 núcleos de performance (P-Cores), o que por sua vez vai elevar o número total de núcleos de processamento para 24, com as threads a chegarem às 32.
Entretanto, vamos também dar as boas vidas à “Game Cache”, ou seja, um máximo de 68MB. Uma resposta à 3D Cache que a AMD apresentou no recente 5800X3D, e que deve voltar a dar um ar de sua graça nos novos Ryzen 7000.
É também importante salientar que o 13900K chega com capacidades de OC, por isso, ultrapassar os 5.8GHz, com uma boa solução de refrigeração, não deverá ser uma tarefa árdua.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!