Gostava de ter um Galaxy S22 a metade do preço? Bem, nada melhor que apanhar um avião para a Coreia do Sul! É que devido aos problemas de falta de eficiência do SoC (Exynos 2200), e de throttling em várias aplicações, a Samsung, e suas parceiras, foram obrigadas a baixar o preço dos aparelhos, de forma muito significativa!
Todos os Galaxy S22 custam agora metade! (Na Coreia do Sul)
Portanto, caso não saiba, o afamado GOS (Game Optimizing Service) já faz parte dos telemóveis Galaxy há mais de 5 anos. Estamos a falar de um sistema capaz de reduzir a potencial performance do SoC, em várias apps, de forma a poupar bateria, e limitar o aquecimento do processador.
Na verdade, todos os smartphones têm uma funcionalidade muito similar a esta. O que não tem problema algum, nenhum utilizador precisa do processador no máximo das suas capacidades, em todos os momentos do dia. Então… qual é o problema?
É muito simples! O problema é que o GOS da Samsung, funciona tendo como base uma lista. Ou seja, se tentar correr um benchmark, vai ver números irrealistas, porque na verdade, o SoC não vai oferecer esse tipo de performance, num caso de uso real.
Além disto, os antigos aparelhos da gama Galaxy S contavam com sistemas de refrigeração superiores ao que podemos encontrar nos recentes S22. O que só veio dificultar ainda mais a vida aos recentemente lançados Galaxy S22. (Não se notava tanto a existência do serviço de otimização da gigante Sul Coreana.)
Entretanto, a Samsung já veio a público pedir desculpa aos consumidores, e até já lançou uma atualização com a capacidade de desligar o serviço. Mas… Não foi suficiente!
Afinal de contas, devido a uma queda muito significativa na procura, as três maiores fornecedoras de rede móvel, na Coreia, introduziram uma campanha onde o Galaxy S22 fica basicamente a metade do preço. Isto, desde que seja adquirido nos tradicionais pacotes de rede. Curiosamente, segundo vários especialistas e analistas, este desconto está a ser patrocinado pela própria Samsung.
Como se isto não fosse suficiente, a Samsung também foi alvo de um processo, com 2000 queixosos a pedir compensação pelos ‘cortes’ da empresa no desenvolvimento desta gama de aparelhos. Ao fim ao cabo, o pedido de desculpas não corrige os problemas dos, e desativar o GOS pode fazer com que o aparelho aqueça demasiado, e ofereça uma autonomia de bateria bastante aquém do esperado.
Nota do Redator: Na minha opinião, o Galaxy S22 Ultra continua a ser o smartphone mais desejável do mercado, capaz de oferecer um excelente nÃvel de performance, mesmo com o GOS ativo. Como já vos disse várias vezes, os benchmarks não são representativos do uso real, de um smartphone, no dia-a-dia.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado num Galaxy S22? Ou ficou desiludido com a fabricante? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!