Revolução nos carros elétricos prometida para 2028!

Apesar do aumento significativo na procura por carros elétricos, consequência direta do aumento dos custos associados à manutenção de um carro tradicional a combustão. A verdade é que os condutores ainda têm muito medo de fazer um investimento sério, para depois ficarem ‘agarrados’ a uma tecnologia antiga.

Ao fim ao cabo, ainda não sabemos muito bem o que vai acontecer às baterias num espaço de 5~10 anos.

Podem evoluir de tal maneira, que todos os carros elétricos, agora a custar para cima de 50 mil euros, vão parecer automóveis vindos dos tempos da pedra. Similarmente, no futuro, também não fazemos ideia de como vão ser feitos os carregamentos, e claro, como poderão funcionar eventuais trocas de baterias.

Ao fim ao cabo, seria muito interessante ser possível trocar uma bateria atual, por uma outra mais eficiente e mais densa, capaz de uma maior autonomia, ou de receber cargas ainda mais poderosas, etc…

Consegue imaginar um híbrido plug-in, hoje capaz de fazer 70 kms elétricos, levar uma nova bateria, baseada noutras tecnologias, e começar a fazer 200 kms? Seria uma forma incrível de proceder a uma transição energética, sem ter de obrigar os condutores a comprar carros novos.

Pois bem, ao que tudo indica, a Nissan está muito próxima de lançar uma tecnologia de bateria, que pode muito bem levar os carros elétricos ao próximo nível!

Revolução nos carros elétricos prometida para 2028

Nissan Leaf 2022

Portanto, a Japonesa Nissan está a prometer algo realmente incrível, ao lançar automóveis com uma bateria com o dobro da densidade do que podemos encontrar no mercado hoje em dia. Curiosamente, além de uma melhoria incrível na densidade, que vai obviamente resultar em autonomias muito mais interessantes, também vão ter um custo de produção significativamente mais baixo, graças ao uso de materiais menos raros, e menos complexos.

Como já deve ter imaginado, estamos a falar de baterias solid-state. Este deve ser o futuro de todas as baterias, ao resultar em packs com metade do tamanho, e uma capacidade de carregamento simplesmente brutal. Consegue imaginar carregar um carro elétrico, capaz de mais de 700kms de autonomia, em cerca de 15 minutos?

Para quando?

Segundo os planos atuais, a Nissan vai começar a produção no ano fiscal de 2024, com as primeiras unidades a chegar ao mercado em 2028. Ou seja, ainda temos muito que esperar. Mas hey… Isto é a promessa da Nissan! Temos muitas outras fabricantes a brincar com a ideia.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também