Microsoft está a dificultar a vida ao Chrome, Opera, Firefox, etc…

Durante muitos anos, o Internet Explorer, e mais tarde o Edge, apenas serviu para uma coisa… Instalar outro browser! Na maioria das vezes, o Google Chrome.

No entanto, em tempos mais recentes, a Microsoft tem feito uma grande aposta no seu Edge, o que resultou num pacote bastante amigo do utilizador, rápido, e até eficiente qb.

Por isso, na forma de pensar da gigante Norte-Americana, não faz qualquer sentido ver os utilizadores a trocar o Edge por um outro qualquer navegador.

É também por esta razão que a Microsoft começou uma pequena guerra com a Google, e com a Mozilla, de forma a recuperar muita da quota de mercado, que já foi sua. Contudo, a forma de fazer as coisas tem sido tudo menos a correta, ao criar obstáculos, extremamente chatos, aos utilizadores, que apenas querem utilizar outro browser, num Sistema Operativo que tiveram de pagar para utilizar em pleno.

Microsoft está a dificultar a vida ao Chrome, Opera, Firefox, etc…

windows

Portanto, depois de várias críticas, a Microsoft decidiu voltar a permitir a troca do browser predefinido, com apenas um clique. Uma funcionalidade que esteve presente durante anos no Windows 10, mas que no Windows 11, se tornou numa tarefa demasiado complexa, e na verdade irritante, para o que se pretendia fazer.

Ao fim ao cabo, antes desta mudança, para mudar de browser, em vez de um único clique, era obrigado a escolher o browser predefinido para vários tipos de ficheiros, como ‘HTTPS’, ‘HTTP’, .HTML, etc…

Contudo, apesar da vitória nesta batalha, as rivais da Microsoft continuam insatisfeitas.

Ao fim ao cabo, apesar da existência da atualização, esta tem de ser feita pelos próprios utilizadores. Ou seja, tem de ir à procura dela, no Windows Update. (‘2022-03 Cumulative Update for Windows 11 for x64-based Systems (KB5011563)’.

Isto é feio! Porquê? Porque deveria ser aplicado a todos os utilizadores, e não só aqueles que se lembram de ir à procura de atualizações, ou que são suficientemente competentes na parte técnica, para saber o que esta atualização específica faz.

O Windows é um software pago, que deveria dar mais liberdade ao utilizador. É feio ver uma manipulação do mercado, desta forma.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também