Combustíveis vão descer… Muito pouco! – Como noticiámos durante o dia de ontem, é esperado uma queda muito significativa nos preços dos combustíveis na próxima segunda-feira, tudo graças a um corte substancial no ISP, por parte do governo Português, que pelo menos no caso do gasóleo, deverá equivaler a uma queda de 16 cêntimos por litro.
No entanto, também era esperada uma queda (grande) por parte do valor do produto em si, ou seja, fora o imposto. Ao fim ao cabo, o petróleo está muito abaixo dos valores que deram origem às subidas recordes de 2022. (~100$ por barril)
Pois… Mas essas descidas, por partes dos postos, vão ser irrisórias. Ou seja, os preços vão descer, sim, mas o preço real da gasolina e do gasóleo (fora imposto), vai mudar muito pouco na próxima semana. É algo que já começa a cheirar mal.
Combustíveis vão descer… Muito pouco! Aproveitamento?
Segundo as estimativas para a próxima segunda-feira, a gasolina vai descer entre 0,5 cêntimos e 3 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo desce 4 cêntimos. Isto sem contar com a descida do ISP, por parte do governo, que deverá significar uma queda de 15~16 cêntimos. Ou seja, é muito provável que os preços caiam entre 15 e 20 cêntimos, na próxima semana.
O que é bom. Mas também é um sinal de que está a existir um aproveitamento por partes dos postos de abastecimento, em território nacional. Afinal de contas, o petróleo está muito perto dos valores pré-guerra, há vários dias, mas os preços para o consumidor final não estão a mudar!
Se os valores nos postos de abastecimento sobem, de forma muito significativa, quando o valor do petróleo aumenta nos mercados internacionais. O mesmo tem de acontecer, quando o valor do petróleo cai, nestes mesmos mercados.
O problema é que isto não está a acontecer…
(Em atualização)
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!