Ah… a ironia! Um antivírus, que na verdade, é um vírus! Curiosamente, aqui nem estamos a gozar com muitas das populares suítes de proteção, para o mundo dos computadores, que hoje em dia são tão pesadas, e metem o sistema tão lento e capado, que mais parecem um vírus.
Estamos mesmo a falar de aplicações que prometem proteger o seu smartphone, mas no fim do dia, estão a arruinar a sua vida.
Mas, honestamente, a culpa aqui não está apenas no lado dos utilizadores, mas sim no lado da própria Google. Ao fim ao cabo, a gigante da pesquisa começa a mostrar uma clara incapacidade de controlar o que entra na sua Play Store. O que é um grande não, quando estamos a falar do Android, o sistema operativo mobile mais utilizado do planeta.
- Android: as suas conversas podem estar a ser gravadas!
- Antivírus em 2022? Ainda é necessário? (PC e Smartphone)
Antivírus no Android? Alguns andam a roubar passwords!
Portanto, como já deve ter percebido, temos novas apps maliciosas no ecossistema da Google, ou seja, na Play Store. Estamos a falar de apps que prometiam proteger o sistema do utilizador, mas que na verdade, apenas roubavam as passwords das mais variadas apps e websites. Ou seja, em vez de antivírus, os utilizadores estavam a instalar o malware Sharkbot Android.
6 aplicações instaladas mais de 15 mil vezes, antes de apanhadas e removidas pela Google.
Além do roubo de passwords, este malware também é capaz de roubar códigos de confirmação, que normalmente chegam na forma de SMS. Curiosamente, é também capaz de oferecer controlo total ao atacante, de forma remota.
Como é que isto tipo de apps passa os testes da Google?
Infelizmente, a Google não é capaz de apanhar este tipo de apps. Porque na verdade, quando as apps chegam à plataforma, estão ‘limpas’. Os ataques são ativados à posteriori, normalmente através de atualizações, ou outros mecanismos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda confia na PlayStore? Ou cada vez que instala uma app, já vai de pé atrás? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!