WhatsApp: estas são novidades que chegam até ao final de 2022

O WhatsApp não quer por nada passar para trás da concorrência. Assim tem de continuar a disponibilizar funcionalidades que garantam que os utilizadores se mantêm interessados. É que o Telegram e o Signal estão a ganhar terreno. Assim o WhatsApp está a preparar muitas novidades que serão lançadas até ao final de 2022.

WhatsApp: estas são novidades que chegam até ao final de 2022

De facto, as novidades que chegam ao WhatsApp até ao final de 2022 são muitas e variadas. Vamos então olhar para elas.

Limites a reencaminhar mensagens é das primeiras apostas do WhatsApp em 2022

Até aqui só não conseguíamos reencaminhar para várias pessoas mensagens marcadas como virais ou partilhadas muitas vezes. Assim que algo era partilhado mais de quatro vezes ficava logo marcado. No entanto, isto vai alargar-se a todas as mensagens. Até àquelas partilhadas uma vez.

Esta restrição já foi descoberta pelo site WABetaInfo na versão beta v2.22.7.2. Aí aparece uma mensagem de texto que revela que as mensagens reencaminhadas só podem ser enviadas para uma conversação em grupo.

Não se sabe porque razão o WhatsApp está a fazer esta mudança, mas é possível que queira limitar a disseminação de desinformação e rumores na sua plataforma. A limitação tornará mais complicado encaminhar um chat para mais de um grupo ao mesmo tempo. Ou seja, os utilizadores terão de partilhar a mensagem individualmente em cada grupo. Isto deve ser suficiente para dissuadir a difusão da desinformação. Também pode reduzir a quantidade de memes indesejados e mensagens de bom dia na plataforma.

Mensagens que desaparecem mais seguras no WhatsApp em 2022

De acordo com o site WABetaInfo estas melhorias já estão a chegar ao WhatsApp, tanto para Android como para iOS. Lembro que antes deste update, conseguíamos guardar automaticamente os conteúdos para o nosso smartphone. Mas agora isto não vai acontecer para as conversas marcadas para desaparecerem. Ou seja tudo será mais seguro e privado.

Whatsapp desaparecem

Aliás como é possível vermos na imagem abaixo, com este novo update, o WhatsApp vai desligar automaticamente a opção de visibilidade dos conteúdos multimédia paras as conversas que desaparecem no Android. No iOS a função de guardar o que recebemos nos conteúdos das fotografias será desligada. Ou seja, não seremos capazes de guardar automaticamente quais imagens, vídeos ou GIFs para o nosso smartphone.

Este função já está disponível para os utilizadores beta e estará disponível para todos em 24 horas.

O WhatsApp está a levar a segurança muito a sério e em 2022 isto vai continuar. A questão acima é um bom exemplo mas não é a única. Anteriormente introduziu uma nova que restringe as pessoas de reencaminhar uma mensagem para mais de um grupo ao mesmo tempo. Tudo com o objetivo de se acabar com o spam.

Mais reacções às mensagens

Quando o WhatsApp lançou recentemente as reações de mensagens para alguns utilizadores em fase beta ela apenas suportava seis reações emojis – polegar para cima, coração, rosto com lágrimas de alegria, rosto com boca aberta, rosto a chorar e o belo dá cá mais cinco. Ao contrário das reações de mensagens no Instagram e no Messenger, não era possível adicionar mais reações emojis no WhatsApp. No entanto, a mais recente beta do WhatsApp para Android adiciona um ícone de sinal mais mais ao painel de reações emoji, sugerindo que o WhatsApp poderá em breve permitir que os utilizadores adicionem mais emojis ao painel.

whatsapp mais reacções

Como é possível ver na imagem acima, o painel de reações na versão beta do WhatsApp para Android v2.22.9.4 inclui um novo ícone de sinal mais. Ainda não está funcionar mas quando se tocar nele os utilizadores vão poder adicionar mais reacções aos emojis no painel. Resta agora sabermos tudo o que é incluído na nova versão.

Considerando que já aparece o botão mais não deve levar muito tempo até que esta função chegue aos utilizadores. No entanto como não é de estranhar ainda não há uma data de lançamento.

Votações nos grupos é mais uma novidade do WhatsApp em 2022

O site WABetaInfo descobriu esta novidade na versão beta v2.22.6.70 do WhatsApp para iOS. Infelizmente ainda não está disponível para todos.

A opção de sondagem estará disponível apenas para grupos de WhatsApp, e será encriptada ponto-a-ponto, incluindo as respostas que os outros utilizadores lhe dão. Isto significa que só as pessoas do grupo poderão ter acesso à sondagem e aos seus resultados.

Assim como é possível ver na imagem, haverá uma nova interface de utilizador com um campo de texto para a pergunta. A isto junta-se o botão Criar, bem como um botão Cancelar. No entanto, uma vez que esta funcionalidade ainda se encontra em desenvolvimento, ainda não se sabe qual será o número máximo de opções. Também não se sabe se vão existir restrições quanto ao número de respostas ou durante quanto tempo poderemos votar numa sondagem.

Quanto a datas oficiais de chegada ainda não existe informação.

Pré-visualização de documentos

Isto é importante até porque eventualmente nos pode ajudar a perceber se um documento que recebemos é realmente aquilo que diz ser e na prática até deixa o WhatsApp mais seguro.

O site WABetainfo deu conta desta novidade e percebeu que agora é muito mais fácil vermos o conteúdo de um documento ou ficheiro sem o abrir. Até aqui quando partilhávamos um documento PDF, JPEG ou DOC, o WhatsApp mostrava apenas uma imagem genérica que mostrava o ficheiro o nome do ficheiro e o tipo. Dito isto, tínhamos de abrir o documento para sabermos realmente o que estava dentro. Com a última versão já conseguimos perceber o que está dentro do documento. Mesmo sem o abrirmos.

WhatsApp seguro

Entretanto neste momento as previews ainda têm uma qualidade bastante baixa. Algo que podemos ver facilmente pela imagem acima. Assim isto pode ser indicador da fase beta desta função. Entretanto é provável que assim que esta função chegue a todos a qualidade seja outra.

Interagir com números não guardados

A mais recente atualização beta do WhatsApp para Android (v2.22.8.11) inclui uma nova funcionalidade que dá acesso a mais funções enquanto interagimos com um número não guardado num chat. Como é possível vermos nas imagens em anexo basta tocar num número não-guardado para se abrir um novo menu pop-up. O menu dá acesso a três opções que permitem iniciar instantaneamente um chat no WhatsApp com o número não guardado, fazer uma uma chamada ou adicioná-lo aos contactos.

Entretanto no caso do número em questão não ter WhatsApp o pop-up só dá a opção de ligar para o número ou adicioná-lo aos contactos. O WABetaInfo refere que a nova funcionalidade está a ser lançada para os utilizadores beta do WhatsApp no Android com a mais recente atualização, mas também pode estar disponível para alguns utilizadores numa versão beta anterior.

Aumentar a partilha de ficheiros

De acordo com o WABetaInfo, o envio de ficheiros com dimensões tão elevadas encontra-se numa versão beta muito limitada neste momento, aparentemente apenas disponível para uma seleção de utilizadores sul-americanos. É compatível com a versão beta para Android 2.22.8.5, 2.22.8.6 e 2.22.8.7, bem como para o iOS. Não é difícil percebermos que representa um grande aumento face ao antigo limite de 100 MB. Se isto realmente chegar a vias de facto pode representar uma grande mudança para outras plataformas. É que para as modas pegarem basta um começar e isto será uma grande tendência do WhatsApp em 2022.

WhatsApp partilha de ficheiros

O Gmail, por exemplo, limita os ficheiros a 25MB. O Twitter já é mais generoso e já permite ficheiros até 1GB.

Mas fará sentido este suporte para uma dimensão de ficheiros tão grandes?

Todo o sentido, sobretudo porque a qualidade da câmara dos nossos smartphones não pára de aumentar. Ora escusado será dizer que devido a isto os vídeos que capturamos têm uma dimensão muito maior face ao que é normal. Assim e sobretudo agora que é possível capturarmos imagens e vídeo sem qualquer tipo de compressão este aumento nos limites é muito bem vindo.

Resta-nos agora esperar para percebermos quando é que chega esta nova opção a todos os utilizadores.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também