Há alguns anos, o CCleaner era conhecido como uma aplicação simples, mas poderosa, capaz de limpar muito do lixo que tinha no seu computador. Estamos a falar de ficheiros desnecessários perdidos no tempo, cache dos browsers, e até erros no registo do Windows.
No entanto, como nada dura para sempre, até o CCleaner começou a desiludir os antigos fãs. Afinal, os últimos tempos não têm sido positivos para a aplicação, e mais recentemente, a desinstalação da ferramenta, aparentemente, também resulta na desinstalação da maioria dos programas que tem instalados no seu computador.
Mas vamos por partes.
Ainda se lembra do CCleaner? Está cada vez pior!
Portanto, os últimos anos não têm sido nada simpáticos para o CCleaner, uma aplicação focada na otimização e limpeza do seu sistema computacional. Ultimamente, sempre que a aplicação aparece nas notÃcias, é (quase) sempre de forma negativa.
Dito isto, muito recentemente, parece que apareceu um outro problema grave. Na verdade, gravÃssimo, quando temos em conta o foco principal da aplicação. É que segundo vários utilizadores, quando se avança para a remoção do programa (desinstalação), o CCleaner resolve levar outras aplicações por arrasto. Aplicações, e dados de outras instalações, como é o caso de jogos nas pastas Steam e Origin.
Ou seja, um programa que sempre teve uma reputação positiva, e que tantos utilizadores ajudou, tem agora um comportamento digno de um malware.
Entretanto, a Avast, a empresa detentora do CCleaner já confirmou os bugs, e afirma estar a tentar resolver os problemas, a partir de uma atualização.
Mas… Se há coisa complicada no mundo dos computadores, é recuperar a confiança dos utilizadores. Sendo inegável que desde a compra do CCleaner, em 2017, por 1.3 mil milhões de dólares, altura em que o programa trocou das mãos da Piriform, para as mãos da Avast, que as coisas têm ido de mal para pior.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!