Windows 11 tem mais uma função do macOS: pré-visualização!

Ir buscar novidades ao macOS é uma boa ideia, especialmente se forem úteis e a Microsoft tem mais uma inspiração na manga. A pré-visualização é uma dessas novidades. No Mac é possível vermos o conteúdo dos ficheiros quando pressionamos a barra de espaços. Isto dá mesmo muito jeito. Agora esta funcionalidade vai chegar ao Windows 11 e Windows 10 mas tem um nome diferente. Chama-se Peek e será disponibilizado através das PowerToys.

Windows 11 tem mais uma função do macOS: pré-visualização!

A novidade da Microsoft também aposta na barra de espaços. Ou seja é praticamente tudo igual.

Windows 11 pré-visualização

Mas como nasceu esta adaptação por parte da Microsoft?

Esta funcionalidade era suposto ser uma experiência interna. No entanto, a empresa gostou da ideia e integrou-a nas builds internas das Microsoft PowerToys.

Tal como acontece na pré-visualização do macOS pode simplesmente selecionar ou destacar um ficheiro no Explorador de Ficheiros ou no ambiente de trabalho e premir shift + barra de espaços para visualizar o conteúdo. Por exemplo, se for uma imagem, pode tocar no Shift + Barra para abrir uma visualização rápida num pequeno popup.

Entretanto terá de tocar novamente na tecla para a fechar – ou também pode tocar na tecla Enter. Outro ponto importante é que ao contrário das ferramentas de terceiros, a função PowerToys Peek utiliza a aplicação Microsoft Fotos para a pré-visualização das imagens. Também é possível ampliar as imagens e editá-las na aplicação Microsoft Fotos.\

Lembro que o atalho Shift + barra de espaços ativa a funcionalidade PowerToys Peek no Windows e funciona apenas quando a aplicação está a funcionar em segundo plano. Entretanto o desempenho é muito melhor do que as aplicações de terceiros devido à integração da aplicação Photos.

O PowerToys Peek parece ser sem dúvida uma coisa interessante e útil para quem utiliza o Windows. Entretanto será completamente gratuito sem anúncios. Lembro que esta função ainda é um  protótipo e ainda não está pronta para os consumidores.

Entretanto se não quer esperar pela disponibilização para todos e quer ver o que um ficheiro contém sem abrir nenhuma aplicação no seu ambiente de trabalho, pode descarregar uma ferramenta gratuita chamada “QuickView” da Microsoft Store.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também