Estas Apps Android já infetaram 60 milhões de pessoas! Apague

Se é um utilizador Android e costuma descarregar com muita frequência várias aplicações a partir da Play Store não perca mais tempo e apague de imediato estas 11 aplicações. É que caso contrário pode estar a correr muito perigo. Estes avisos são recorrentes sobretudo porque as apps perigosas não param de surgir e é exatamente por esse motivo que temos de estar mais atentos do que nunca. No entanto, estas apps têm uma particularidade. É que estão a infetar muito mais pessoas do que se previa e conseguem escapar a muitos mecanismos de detecção. Talvez por esse motivo estas apps Android já infetaram mais de 60 milhões de pessoas.

Estas Apps Android já infetaram 60 milhões de pessoas!

na Play Store, Novidade na Play Store, apps Android infetaram

De facto, todas as aplicações maliciosas acabam por ser perigosas. Mas aquelas que conseguem escapar de uma forma geral aos sistemas de deteção são ainda mais. Como se isto não bastasse as apps que foram agora descobertas conseguem outra coisa péssima. Recolher todos os nossos dados. Escusado será dizer que depois não serão utilizados para coisas boas. Isto foi descoberto pela empresa AppCensus.

Vamos então às apps reveladas pelo The Wall Street Journal

Speed Camera Radar
Al-Moazin Lite (Prayer Times)
Wi-Fi Mouse (remote control PC)
QR & Barcode Scanner (developed by AppSource Hub)
Qibla Compass – Ramadan 2022
Simple weather & clock widget (developed by Difer)
Handcent Next SMS-Text with MMS
Smart Kit 360
Al Quran MP3 – 50 Reciters & Translation Audio
Full Quran MP3 – 50+ Languages & Translation Audio
Audiosdroid Audio Studio DAW

Se tem alguma destas apps instaladas no smartphone então apague já. Não perca mesmo tempo porque afinal de contas ninguém quer as nossas informações a circularem por aí.

Entretanto a Google eliminou estas apps da sua loja a 25 de Março. No entanto ainda há várias pessoas com elas instaladas. Mas os problemas não ficam por aqui! É que algumas delas conseguiram voltar à Play Store com algumas alterações de nomes.

Neste momento a Google diz que essas apps já não são problemáticas. No entanto, gato escaldado de água fria tem medo. Assim talvez seja boa ideia procurarmos por outras alternativas.

Mas que informações são recolhidas pelas apps?

Aquilo tudo que não queremos. Desde endereços de email a números de telefone, palavras-passe e até a localização GPS. Ou seja ficam a saber de tudo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também