Crise? Foram enviadas para as lojas 50 milhões de placas gráficas!

No ano passado, muito se falou dos problemas nas cadeias de distribuição, e de uma procura muito superior à oferta. Mas tem ideia da oferta real, no mercado de placas gráficas? É que relativamente a 2020, o ano de 2021 foi bombástico!

Crise de produção? Foram enviadas para as lojas 50 milhões de placas gráficas

rtx, nvidia

Portanto, em 2022, já começamos a ver uma queda na procura, uma melhoria evidente nos stocks das lojas, e claro, uma queda de preço.

Ainda estamos um pouco longe da normalidade, mas nesta altura do campeonato, já se falam em campanhas promocionais, de grandes fabricantes como a ASUS, de forma a despachar stocks antes do lançamento da nova geração de placas gráficas, que entretanto, devem chegar antes do final do ano. (Sim, não se deixe enganar, o objetivo das fabricantes não é chegar à normalidade porque a produção está muito melhor. É apenas e só despachar o que têm em armazém, numa altura em que a procura já não é a mesma.)

Pois bem, o importante aqui, é mesmo reter que no ano passado, foram enviadas para as lojas cerca de 50 milhões de unidades de placas gráficas. Ou seja, enquanto em 2020 foram enviadas cerca de 42 milhões de unidades, em 2021, este número aumentou para cima das 50 milhões de unidades. Isto também significa que o mundo das placas gráficas é agora um negócio de 51 mil milhões de dólares, por ano.

Curiosamente, apesar de ser um número monstruoso, o melhor ano de sempre deste mercado foi em 1998, quando foram vendidas cerca de 116 milhões de placas gráficas. Tempos impossíveis de comparar, tal foi o acréscimo de complexidade na produção e desenvolvimento deste tipo de componente nos últimos 20 anos.

Como vai ser o ano de 2022?

Bem, o ano de 2022 já está a ser interessante, mas vai ficar muito melhor. Ao fim ao cabo, além da nova geração de placas gráficas, tanto da parte da AMD, como da parte da NVIDIA, vamos ter a entrada da Intel neste lucrativo mercado.

Além de tudo isto, ao mesmo tempo que a Intel entra no mercado, em Maio~Junho, vamos ter um pequeno lançamento da AMD, com um refresh de placas Radeon RX 6000. Tudo isto vai afetar os preços, especialmente numa altura em que já se fala de campanhas promocionais.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem andado a seguir o mundo das placas gráficas em 2021 e 2022? Está à espera da melhor altura para comprar? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também