(Análise) Placa de Captura elgato HD60 X

(Análise) Placa de Captura Elgato HD60 X – Alguma vez pensou em criar um canal de Youtube, ou começar um carreira na Twitch, caro leitor? Se a resposta é sim já deve ter uma ideia do que é uma Capture Card. Para os que ainda estão a descobrir este meio, passo a explicar.

Uma Capture Card é um dispositivo que ligamos entre a nossa consola e a nossa televisão, este por sua vez vai ligar a um PC. Quanto o setup estiver concluído, este aparelho vai permitir então capturar imagem e som da consola, criando vídeos de diferente qualidade (consoante as definições e o equipamento em si), para serem guardados ou publicados.

Acaba por ser um equipamento indispensável para quem joga maioritariamente em consolas! Visto que para além de streaming, as consolas não apresentam nenhuma boa opção para quem necessita de guardar as sessões de jogo para serem publicadas noutra plataforma.

Portanto, lembra-se de em cima ter dito “criar vídeos de diferente qualidade, consoante as definições e equipamento em si”? Pois bem, temos aqui então o novo HD60 X de uma das melhores marcas de Capture Cards no mercado, a elgato! Uma empresa que agora faz parte do ecossistema da Corsair.

Será que temos nas mãos aquele que vai ser o companheiro indispensável para os criadores de conteúdo desta nova geração de consolas?

Vamos descobrir com esta análise.

(Análise) Placa de Captura elgato HD60 X

HD 60 X

Capacidades

O elgato HD60 X promete capturar imagem a 1080p a 60 FPS, ou 4K a 30 FPS, ao mesmo tempo que passa o jogo para a sua TV a 4K a 60FPS, 1440p a 120fps ou 1080p a 120FPS. Ou seja, ao contrário do passado, é possível usufruir da capacidade real da sua consola, ao mesmo tempo que captura as suas sessões de jogo.

Além de tudo isto, é fácil aproveitar a sua sessão de jogo, sem se sentir limitado, porque temos um modo de ultra-baixa latência, para a sincronização de áudio com vídeo.

Setup e utilização

Vamos começar pelo básico. Como referi anteriormente, a HD60 X tem apenas quatro passos no que toca ao setup, ligar um cabo HDMI da consola ao dispositivo, outro cabo HDMI do dispositivo à televisão e por último um cabo USB a um PC (de preferência com boa capacidade de armazenamento).

Dito isto, com a parte do hardware tratada, vamos passar para o lado do PC.

Em primeiro lugar devemos ir ao site da oficial da elgato e transferir o driver de captura 4K adequado a este modelo. Uma vez instalado, a interface é extremamente simples e intuitiva.

Neste programa conseguimos configurar qual a resolução e taxa de atualização que queremos utilizar para a gravação, estas vão desde 720p a 2160p e 30hz a 60hz. E claro, temos sempre a opção de incorporar um microfone no setup se o objetivo for narrar a gravação.

Podemos também ajustar a qualidade da imagem espelhada no PC de modo a controlar na mesma o estado da gravação e mitigar o “peso” em computadores menos potentes.
Se for o caso, pode até mudar a qualquer momento qual das suas placas gráficas quer usar como video encoder.

Incorporado neste programa temos também uma funcionalidade extremamente útil, trata-se um biblioteca de fácil acesso que organiza as nossas gravações, gerando também automaticamente thumbnails.

Contudo, o fator que distingue este produto do resto, ou que melhor, separa o trigo do joio, é sem dúvida o “Stream Link”.

Esta opção permite a partilha de vídeo e áudio com aplicações terceiras como a OBS e XSplit. Esta funcionalidade vai expandir sem dúvida o leque de opções e compatibilidade num mercado que está cada vez mais competitivo devido ao crescimento de plataformas como o Youtube, sendo necessário capturar imagens tanto nas consolas como nos PC.

Conclusão

Como seria de esperar, O HD60 X é um aparelho que faz justiça ao nome elgato. A qualidade e simplicidade do hardware são ótimos.

Se juntarmos o facto de ser acompanhado de um driver igualmente intuitivo e completo, o HD60 X torna-se uma ferramenta indispensável para quem quer ter o processo de captura de vídeo (principalmente em consolas) mais simples, e claro, mais eficaz.

Em suma, temos uma combinação de hardware poderoso, com software bem conseguido! O preço não é o mais apetecível do mundo (199€), mas lá está, qualidade paga-se, e aqui, vai encontrar mesmo muita qualidade.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está interessado? É fã da marca? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também