Android: as suas conversas podem estar a ser gravadas!

Em Março falou-se um vírus ligado à Rússia que estava a atacar os nossos routers. Agora temos algo parecido mas pior. É que uma nova ameaça para Android também com ligações a este país pode estar a gravar as suas conversas e a segui-lo por GPS. O perigo é real e as vítimas já são muitas. No entanto há formas de ficar seguro.

Android: as suas conversas podem estar a ser gravadas!

Se utiliza Android tem mesmo de estar atento a esta nova variante de malware. Nasceu por um grupo de hackers Russos, os Turla, que têm ligação ao Estado Russo. Aliás conhecem-se por desenvolverem ameaças que espiam os Estados Unidos, Inglaterra e a Europa em Geral.

O site Bleeping Computer relata que esta ameaça foi detetada pelos investigadores do Lab52. Neste momento ainda não se sabe como é que esta ameaça está a ser distribuída, o que é ainda mais assustador! No entanto há algumas formas de saber se já estamos infetados.

A forma mais óbvia de descobrirmos se esta ameaça está no nosso smartphone é vermos uma app chamada Gestor de Processos no nosso equipamento. De facto, para passar despercebida, tenta passar-se por um componente do sistema.

Android conversas gravadas

Quando se lança pela primeira vez, a app pede um grande número de permissões, incluindo a possibilidade de ler e enviar mensagens SMS, gravar áudio, aceder ao registo de chamadas e muito mais.

Na prática são 18 permissões que a app pede. Se as aceitarmos o ícone da app vai desaparecer e o processo vai ficar a correr em segundo plano. Quando isso acontece a única forma de sabermos que estamos infetados é uma notificação persistente no smartphone.

Assim diz que o Process Manager está em execução.

O outro sinal é termos outra aplicação descarregada da Play Store. Chama-se Roz Dhan: Earn Wallet cash. É uma app legítima. No entanto descarrega-se por algum motivo estranho por este malware. Talvez seja para ganhar alguma comissão.

Entretanto quem tem o Android 12 tem outro indicador para esta alerta. É que o sistema operativo alerta que a câmara e o microfone estão em utilização. Assim surge um indicador verde no canto superior direito do ecrã.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também