Adeus Quad-Core, a moda agora é o Hexa-Core!

Depois de muitos anos, em que os processadores quad-core dominaram as tabelas de vendas, e posteriormente, as tabelas de performance e usabilidade das várias ferramentas e plataformas de jogos. Eis que está na hora de passar a coroa ao que vem a seguir… Algo que muito se deve à aposta da AMD nos primeiros processadores Ryzen, em 2017, que por sua vez deu azo a uma corrida ao número de núcleos de processamento físico dentro de um CPU.

Muito resumidamente, na Steam, os processadores hexa-core já reinam!

Adeus Quad-Core, a moda agora é o Hexa-Core!

intel inside

Existem várias razões para a queda da Intel, e consequente crescimento da AMD, no mundo dos processadores. É que a primeira viu no quad-core, uma maneira fácil de manter a liderança, ao fazer pequenas melhorias, ano após ano, ao mesmo tempo que poupava imenso dinheiro em novos processos e técnicas de produção. Tudo isto, num mercado, que ainda preferia núcleos mais rápidos, em vez de um número maior de núcleos e threads.

Para ter noção, o primeiro processador quad-core chegou ao mercado em 2006, pelas mãos da Intel, os Core Quad. Uma gama de produtos que significou um salto na performance simplesmente brutal, e por consequência disso mesmo, deu azo a uma nova era de liderança, por parte da gigante azul dos microprocessadores.

Dito isto, sabe quando é que saiu o último quad-core topo de gama da Intel? Foi em 2017, com o i7-7700K. Estamos a falar de 11 anos, sempre a cavar no mesmo buraco.

Dito isto, como disse em cima, foi também em 2017, que a AMD lançou os primeiros processadores Ryzen, nomeadamente o Ryzen 5 1600, que por pouco mais de 200€, já trazia 6 núcleos físicos, e 12 threads lógicas.

Nesta altura, a AMD tinha núcleos mais fracos em performance, relativamente ao que a Intel oferecia. Mas foi aqui que as coisas começaram a mudar, e foi também aqui que a AMD começou a conquistar os corações e almas dos gamers.

Dito isto, em 2022, os processadores hexa-core já reinam as tabelas da Steam, com 34.22% das máquinas registadas a terem como base um destes CPUs. Entretanto, 33.74% dos utilizadores ainda conta com um processador quad-core.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já tem um processador hexa-core, ou já saltou para o octa-core? Talvez mais que 8? Partilhe connosco a sua experiência nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também