Aqui, reportámos que a TSMC está a notar uma queda na procura de chips por parte das fabricantes, consequência de uma queda na procura por parte dos consumidores. O que é normal, depois de um pico de procura completamente ‘louco’, eis que as coisas estão finalmente a voltar ao normal.
Dito isto, estava à espera de uma queda de preços, à medida que as fabricantes se adaptam a uma nova realidade? Um pouco como aquilo que está a acontecer no mundo das placas gráficas? Ahahahah! Pobre ingenuidade, não é assim que as coisas funcionam!
Procura está a baixar! Preços mais baixos? Nem por isso…
Portanto, a TSMC já veio a público afirmar que a procura por chips está a cair, depois de uma explosão incrível na procura, consequência da pandemia de COVID-19. O que não é bem um problema para a TSMC, que continua com demasiados pretendentes, para os slots disponíveis nas suas linhas. Mas… Fica o aviso! Os custos de produção vão aumentar, a baixa na procura não é parte da solução, mas sim parte do problema.
Os componentes e materiais chave estão a encarecer, graças a problemas da cadeia de distribuição. O que por sua vez, está a aumentar significativamente os custos no lado da produção. Dito isto, com uma procura mais baixa, não existe economia de escala. O que por sua vez, vai aumentar ainda mais os preços… Bem… De tudo. (As fabricantes vão obviamente passar o aumento de custos para o consumidor final!)
Entretanto, segundo os especialistas do mercado, as indústrias a passar ao lado desta nova crise são a automóvel, internet das coisas, e hardware de alta performance.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto para uma nova subida de preços, ou será que isto é apenas um exagero de um mercado que quer sempre crescer percentagens recorde, todos os anos?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!