Ainda esta semana estávamos a falar da versão estável do Chrome 100 e eis que há mais novidades no mundo da Google. É que para além desta versão a gigante dos motores de busca acaba de lançar o Chrome 101. É um update menor e na prática interessa até mais a programadores. Ainda a propósito desta versão encontra-se numa fase beta. Seja como for é útil para aquelas pessoas que querem sempre deitar a mão às últimas novidades. No final do artigo pode descarregar o Chrome 101 para computador ou Android.
Já pode descarregar o Chrome 101 para o seu computador!
Uma das poucas alterações que vimos no Chrome 101 surge sob a forma de uma nova experiência para o gestor de passwords incorporado na versão para computador. Quando ativar a flag chrome://flags/#password-notes e reiniciar o browser, terá a opção de adicionar notas às palavras-passe que guardou. Isto permite-lhe anotar indicações que sirvam de contexto para uma determinada password ou informações adicionais. Por exemplo, quando alterou a palavra-passe, quando criou a conta, ou respostas para questões de segurança.
Mas foram feitas mais alterações em segundo plano. O Chrome 101 chega com a opção dos websites esquecerem os dispositivos USB anteriormente ligados. É que em muitos casos eles ficavam lá registados. Depois quando queríamos carregar um ficheiro, por algum motivo, tínhamos de percorrer uma longa lista de localizações. Temos também uma nova opção para os websites optimizarem a altura de uma janela e melhorarem algoritmos de carregamento. Os programadores podem ainda tirar partido de novas opções Prioritárias. Ou seja, conseguem perceber qual as características de um site a que um browser dá mais importância e definirem as prioridades segundo isso.
Entretanto pode descarregar o Chrome 101 a partir de aqui para o seu computador. Entretanto se estiver no sistema operativo Android e uma vez que esta versão ainda não está na Play Store pode descarregar no APK Mirror. A versão pode ser encontrada aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!