Fim da crise nos computadores? Não se deixe enganar

Fim da crise? – Nas últimas semanas, parece que tudo ficou um mar de rosas no mundo da tecnologia, os stocks melhoraram, os preços começaram a baixar, e até já temos empresas a prometer descontos muito significativos na sua gama de produtos, como é o caso da ASUS, que já anunciou campanhas apelativas para a sua gama de placas gráficas.

Similarmente, também vemos a AMD a lançar novos produtos, agora mais amigos da carteira, como é o caso do Ryzen 7 5700X. Uma estratégia estranha, visto que durante quase 2 anos, os Ryzen 5000 nunca tiveram uma queda significativa no seu preço PVP.

Sabe porquê? É muito simples… Estamos prestes a mudar de geração, por isso, é preciso despachar stocks.

Fim da crise nos computadores? Não se deixe enganar

Portanto, gostou de ver a queda de preços na gama de processadores Ryzen 5000? Similarmente, também gostou de ver os preços das placas gráficas a baixar? Claro que gostou, afinal de contas, andamos há 2 anos a aguentar com preços extremamente altos, e stocks fracos.

Mas não se deixe enganar, todas as gamas de produtos, que agora estão a baixar de preço, para o dito ‘normal’, foram originalmente lançadas em 2020.

Afinal de contas, os Ryzen 5000 da AMD foram lançados no dia 8 de Outubro de 2020, a primeira RTX 30 chegou às prateleiras no dia 17 de Setembro de 2020, e a primeira Radeon RX 6000 deu um ar da sua graça no dia 18 de Novembro de 2020.

pc

A Intel é a única das ‘grandes’, com uma gama de produtos recente, na forma dos Core 12000. Curiosamente, é também uma empresa que aprendeu com os erros do passado, e por isso, já está a preparar o lançamento dos Intel Core 13000, de forma a ter algo para rivalizar com os novos Ryzen 7000, no último trimestre do ano.

Sim, leu bem, último trimestre do ano. Todas as gamas de produtos, que em 2020, 2021 e 2022, se apresentaram com preços exageradamente altos, e stocks fracos, vão ficar obsoletas no final do verão de 2022, ou início do quarto trimestre do ano.

É exatamente por isso que os preços estão a baixar, e do nada, temos campanhas e promoções a ser anunciadas. É preciso despachar todo o hardware já produto, ou ainda em produção.

Dito tudo isto, se por acaso está há vários meses para atualizar o seu computador, ou montar um máquina nova para lazer, ou trabalho. Pode ter algumas boas oportunidades em 2022. Mas, se fosse assim, esperaria pela nova geração de produtos. Ao fim ao cabo, pelo menos no caso das placas gráficas, estamos a olhar para uma duplicação da performance, tanto no lado da NVIDIA, como do lado da AMD.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também