Nada escapa à idade e infelizmente nem os nossos Mac e isso nota-se com mais exatidão na bateria. De facto é uma das peças fundamentais do nosso computador e aquela que nos faz mais falta quando não existe uma tomada por perto. Mas apesar deste envelhecimento natural há formas de garantirmos que a bateria do nosso Mac dura mais e até lhe podemos dar mais saúde com um simples truque. É verdade. É possÃvel calibrar a bateria do nosso MacBook.
Como calibrar a bateria do seu Macbook e se vale mesmo a pena
Hoje em dia, para muitos, isto já não é uma medida absolutamente necessária. Mas em tempos que já lá vão era algo muito importante. É que graças à calibração conseguÃamos garantir mais tempo de duração e sobretudo autonomia. Ou seja, carregar a bateria totalmente e descarregar.
Uma bateria calibrada aguenta mais tempo e o seu Mac não vai desligar do nada, mesmo que ainda faltem cerca de 20%.
Ainda é necessário calibrar a bateria do Mac?
A Apple costumava recomendar isto. Ou seja, todos os meses, pelo menos uma vez, tÃnhamos de a carregar totalmente ou de a descarregar. No entanto já passaram mais de dez anos desde que a gigante da maçã parou de fazer estas recomendações.
No geral as tecnologias chegaram a um ponto em que já não é preciso calibrar as baterias do nosso MacBook, MacBook Air ou MacBook Pro para que ela fique de boa saúde. De facto, é muito pouco provável que isto tenha impacto. Agora nos computadores mesmo antigos ainda pode ter.
Seja como for não há problema nenhum em tentar.
Como calibrar a bateria
Ligue o adaptador de corrente e carregue o seu MacBook até ele chegar à carga total. Ainda assim mantenha-o ligado à corrente durante mais duas horas aproximadamente. Entretanto pode usar o seu Macbook, mas certifique-se que ele não deixa de estar ligado à corrente.
A seguir desligue o adaptador de corrente ao mesmo tempo que deixa o Macbook aberto e ligado de forma a que toda a bateria seja drenada. Para aumentar a velocidade com que isto acontece pode ir às preferências de sistema, bateria e optar por deixar o ecrã sempre ligado. Entretanto pode continuar a usar o Mac.
Eventualmente ele vai ficar sem bateria e quando isso acontecer, deixe-o desligado e espere pelo menos mais umas cinco horas para se certificar que a energia foi mesmo toda.
Depois volte a ligar o adaptador de corrente e espere que o Macbook carregue totalmente. Se possÃvel não o utilize durante este tempo.
E pronto se fez isto acabou por calibrar com sucesso o seu Mac.
Acompanhar o estado da bateria do seu Mac
Felizmente existem muitas apps que permitem acompanhar o estado da bateria do seu Mac. Muitas delas são grátis e até dão informações valiosas acerca dos ciclos de bateria e capacidade atual.
Há duas de que gostamos muito. A primeira é a Battery Health e a segunda o Coconut Battery.
A Battery Health 2 é sem dúvida a app mais popular para Mac. Tem uma interface atrativa e dá-nos todas as informações de que precisamos.
O Coconut Battery é mais uma das ferramentas de acompanhamento da bateria do macOS que é muito útil. Apresenta uma barra percentual que mostra a capacidade de carga total atual, seguida de uma barra percentual para a capacidade projetada pela bateria. A aplicação também permite gravar o estado da bateria em diferentes intervalos de tempo e guardar o registo em conformidade.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!