Windows 11 vai perder mais uma função na barra de tarefas

Os utilizadores estão a aderir rapidamente ao Windows 11 e enquanto a maioria das pessoas estão satisfeitas outras nem por isso. É que existem algumas alterações de fundo. Umas não incomodam muito. Agora outras fazem exatamente o oposto. Incomodam bastante! Ora para agitar ainda mais as águas parece que a barra de tarefas no Windows 11 vai perder mais uma função e isto não vai deixar os utilizadores nada satisfeitos.

Windows 11 vai perder mais uma função na barra de tarefas

Neste momento, não é possível arrastar e largar ficheiros referentes aos ícones das aplicações para a barra de tarefas. Uma função disponível em versões anteriores do sistema operativo para desktop. Isto dava muito jeito para abrir rapidamente documentos ou outros ficheiros sem quaisquer complicações.

Entretanto a Microsoft confirmou que pretende restaurar esta função na versão 22H2 do Sun Valley 2. No entanto, apesar deste regresso parece que há uma má notícia a caminho. É que apesar da chegada desta função vai-se outra embora, sobretudo devido aos esforços de otimizar o sistema operativo para tablets.

Windows 11 perder Se ainda não estava a par desta novidade, a Microsoft começou a testar uma barra de tarefas otimizada para tablets com dois estados: colapsada e expandida. O objetivo é reduzir a desordem. Ou seja, remover temporariamente certas funções da barra de tarefas quando o sistema deteta o dispositivo como um tablet. Isto para que a barra de tarefas possa ser facilmente utilizada com o toque.

No entanto, há um problema. A Microsoft também vai remover funções da versão para desktop da barra de tarefas. Tudo para a otimizar para tablets. Na Build 22572 ou mais recente, já não é possível reorganizar ou arrastar e largar ícones dentro da bandeja do sistema.

A bandeja de sistema é uma espécie de popup na barra de tarefas que acomoda aplicações que correm em segundo plano como o Teams e outras apps. Na prática reduz a confusão da barra de tarefas e permite aos utilizadores gerirem com facilidade apps Windows que estão a correr em segundo plano.

Apesar da bandeja do sistema continua, a Microsoft já não vai permitir que se arrastem coisas para lá. 

Inicialmente os utilizadores pensaram que se tratava de um bug. No entanto rapidamente perceberam que não.

Ainda assim é possível recorrer-se a definições > personalização > barra de tarefas > bandeja para gerir estes ícones.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também