App diz se tem COVID-19 com a mesma eficácia de um teste rápido

Uma empresa Australiana especializada no diagnóstico de COVID-19 desenvolveu uma app que funciona tão bem que deteta o vírus em 92% dos casos. Inclusivamente as variantes Omicron e Delta. A aplicação chamada ResApp conta com os microfones para gravar e analisar os sons que os pulmões de uma pessoa infectada com COVID-19 emitem. Para além disso, esta app consegue os mesmos resultados obtidos com um teste rápido ao COVID-19.

App diz se tem COVID-19 com a mesma eficácia de um teste rápido

Feito em casa, em centros de testes ou até mesmo em hospitais, esta aplicação já demonstrou que é realmente eficaz. De facto está na mesma linha dos testes rápidos de antígeno. No entanto, um porta-voz desta empresa foi ainda mais longe e afirma que este teste é ainda mais eficaz que os outros sem termos de estar a colocar cotonetes no nariz.

Os criadores da ResApp já obtiveram aprovação por parte das entidades reguladoras no que diz respeito a aplicações que podem analisar o som da tosse associada à covid-19 e separá-las de outras apps respiratórias como pneumonia ou asma como refere o site PhoneArena.

De facto, esta app está tão bem feita que até consegue detetar apneia do sono. Ou seja, pode ser uma excelente ferramenta de diagnóstico e que ainda por cima está bastante acessível. Tudo porque basta a instalação no smartphone.

No entanto esta app, em vez de ser instalada como uma aplicação normal, será usada pelas equipas de saúde para conseguirem realizar testes aquando de uma consulta virtual. De facto, é um grande passo para a telemedicina.

Os smartphones são os grandes auxiliares da telemedicina

Muitos consideram as consultas de medicina à distância que estão tanto na moda pouco valiosas uma vez que, na prática, parece mais difícil analisar o estado de saúde do paciente. Mas com todas estas inovações tudo fica mais simples e conseguimos ser avaliados quase como se estivessemos frente a frente com o médico.

Resta agora aguardarmos pela integração desta app e de outras do género nos vários serviços de medicina à distância. Ou seja, uma boa razão para colocar um ponto nos outros testes mais incómodos.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também