WhatsApp e não só pode passar pela maior alteração de sempre!

Por um lado a abordagem Europeia de defender as empresas mais pequenas faz todo os sentido. Caso contrário seriam os gigantes a dominar tudo. No entanto, por vezes, pode ser complicado operacionalizar isto tudo. A última proposta está relacionada com aplicações de mensagens como o iMessage, WhatsApp e Facebook. Pelo menos é o que relata o site Apple Insider. Na prática a Europa quer que essas aplicações possam enviar e receber mensagens, chamadas, vídeos e ficheiros para apps de conversação de menor dimensão. Isto pode representar a maior alteração de sempre para o WhatsApp e outras apps.

WhatsApp e não só pode passar pela maior alteração de sempre!

Isto é uma tentativa da Europa alargar a competição no mundo da tecnologia. Isto quando o parlamento europeu tem em marcha diversas propostas antitrust para dar resposta a esta situação. De facto, esta regra faz parte de uma proposta ainda maior chamada Digital Markets Act (DMA) de que já falámos algumas vezes na Leak

WhatsApp maior alteração

Se esta lei for aprovada e transformada em lei vai abranger qualquer empresa que tenha pelo menos 45 milhões de utilizadores mensais ativos e 10 milhões de utilizadores empresariais a nível empresarial. Claro que isto só irá ter lugar na Europa.

Entretanto quem não cumprir terá direito a multas

Empresas como a Apple ou a Meta, entre outras, levam multas até 10% do seu lucro atual, caso não cumpram com estas novas diretrizes. E se isto se prolongar no tempo as multas podem chegar até aos 20%.

Esta fusão das apps maiores com as mais pequenas tem muito que se lhe diga. Não é só juntar e já está. DE facto, tudo tem de ser feito com segurança e a União Europeia acredita que isto é possível. Pelo menos em teoria. Na prática já é mais difícil de aplicar. Estamos a falar de encriptação pronto a ponto entre várias apps diferentes quando se troca conversas, vídeos e fotos.

Mas já que falámos da nova política DMA, as coisas não dizem apenas respeito às apps de conversação. De facto, vai alargar-se aos browsers, motores de busca e até a assistentes virtuais.

Neste momento a proposta europeia ainda não está acabada. No entanto está cada vez mais perto da conclusão.

O princípio parece ser muito bom. Dar aos Davids a oportunidade de competir com os Golias cara a cara. Vamos lá ver se isto será possível.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também