Após longos meses de espera, eis que o novo Honda HR-V chega de forma oficial ao mercado Português. Um SUV híbrido equipado com as melhores tecnologias das versões anteriores, e ao que tudo indica, uma nova fórmula que a Honda espera ser de sucesso.
Afinal de contas, apesar de ser um automóvel híbrido, temos aqui um conceito bastante diferente do comum, com novas apostas da fabricante Japonesa.
Dito isto, as datas batem certo e o novo Honda HR-V chega agora de forma oficial ainda neste início de 2022. Contudo, para os mais apressados, a verdade é que esta empresa já abriu a pré-venda no dia 22 de Janeiro, e por isso mesmo, conta já com mais de 100 unidades prontos para entrega já neste mês de Março. Mas vamos por partes.
Honda HR-V: Uma condução híbrida fora do comum!
Algumas novidades…
Pois bem, este novo SUV é uma aposta importante da Honda para o mercado Europeu. Afinal, segundo a fabricante, o HR-V vai superar mais de metade de todo o plano de vendas neste mercado, seguido pelo Jazz HEV, o CR-V, o Crosstar HEV, o Civic e o Honda e.
Em poucas palavras, o objetivo é mesmo alcançar o maior número de compradores possível. Assim, para isto acontecer, a empresa tomou muitas iniciativas fora do comum, especialmente no campo de dar a este automóvel um estilo muito mais Europeu. O que por sua vez, faz com que este SUV fique um pouco longe dos famosos designs com linhas muito mais (talvez demasiado) exorbitantes.
Além disto, temos também aqui um SUV que fica a meio do segmento B SUV e C SUV, devido às suas dimensões exteriores e ao seu espaço no habitáculo.
Falando em espaço no habitáculo, para o seu tamanho real, verdade seja dita, este HR-V oferece um dos maiores espaços interiores de sempre.
Curiosidades do Honda HR-V
Antes de mais nada, saiba que o Honda HR-V utiliza como base a plataforma GSP (Global Small Platform), ou seja, a mesma que podemos encontrar no mais recente Jazz. Aliás, além da plataforma temos muita motorização aqui partilhada com apenas algumas mudanças aplicadas.
Já ao nível do design, temos aqui um carro que segue um pensamento mais premium, com linhas mais simples, mas ainda assim apelativas, no seu exterior. A impressão é de ser um SUV robusto e elegante ao mesmo tempo, apesar de no uso diário ser um carro completamente normal, sendo por isso mesmo capaz de caber em qualquer lugar de estacionamento.
Quanto ao interior, também temos o mesmo tema aplicado, mas com uma tendência muita mais focada na praticabilidade usabilidade. Com a opção de escolher um interior e exterior de uma cor ou duas cores. Em ambos os casos, na minha opinião, a opção “Two Ton” assenta muito bem e dá outro caráter ao carro.
Ainda no interior
Atrás do volante, contamos com um painel digital de 7 polegadas, com a missão de apresentar todas as informações mais importantes. Em conjunto com um manómetro físico que indica a sua velocidade instantânea.
No pequeno teste, este ecrã deu muito jeito para descobrir tudo o que o carro andava a fazer. Além disto, apesar de ter sido pouco utilizado, os botões do volantes e todos os botões em geral têm um “click premium”, o que é sempre agradável, e até de louvar, neste louco mundo obcecado por botões ‘touch’.
Um facto curioso é que a Honda até deu um pequeno upgrade no campo da climatização do novo HR-V. Ao fim ao cabo, garantiu um design diferente em “L”, em algumas saídas de ar, com capacidade de ajuste manual e a função de direcionar o ar como uma cortina pela lateral. Ou seja, a intenção é que não tenha de levar com o ar diretamente na cara.
Vamos à sua condução e ao motor!
Ora bem, é aqui que vamos encontrar a nova e eficiente motorização híbrida e:HEV da Honda. Em poucas palavras, consiste na união de dois motores elétricos em conjunto com um motor a combustão iVTEC de 1.5 litros.
Quanto aos números!
A parte elétrica da nova motorização e:HEV é capaz de alcançar agora os 131 cv e 235 nm de binário, enquanto o motor i-VTEC de 1.5 litros é capaz de 107 cv. Em conjunto esta união é capaz de um total de uns quantos cavalos e bom binário. Quanto ao certo? Não sabemos e a Honda também não nos quis dizer. Ficámos pela imaginação, e claro, a sensação ao volante.
Dito isto, apesar de breve, deu para entender que o resultado é uma motorização híbrida bastante eficiente, sem abdicar de um bom desempenho, nomeadamente para a cidade!
Ao fim ao cabo, o equilíbrio entre estes dois pontos garantiu que após algumas voltinhas de teste, quase sempre de forma “mais dinâmica”, os consumos continuassem baixos, mais ou menos a rondar os 5.4L de média. O que não parece nada de especial, mas quando digo “voltas dinâmicas”, estou basicamente a dizer que estive a puxar pelo acelerador. Aliás, até fiz alguns testes fora de estrada. Onde, garanto que o sistema de descidas funciona como prometido e pretendido.
Por isso mesmo, no campo dos consumos… tudo isto terá que ser confirmado com um teste de maior duração.
Já na condução
Saiba que conta no novo Honda HR-V com novos modos de condução otimizados, que o diferenciam da concorrência. Estamos a falar da capacidade de o veículo alternar o tipo de condução consoante a situação entre os modos:
- Electric Drive,
- Hybrid Drive
- Engine Drive.
Ou seja, condução elétrica, híbrida e com o motor a combustão, com todas estas mudanças feitas de forma autónoma com a nova unidade de controlo eletrônica apresentada pela marca. A intenção é garantir o modo mais eficiente para cada situação de condução.
Assim sendo, o que realmente importa aqui são os modos da motorização híbrida.
Em regra, o Honda HR-V vai utilizar a forma mais eficiente de condução, trocando entre os 3 modos mencionados em cima. Desta forma, em ambientes citadinos, ou mais urbanos, é perfeitamente possível andar apenas com os motores elétricos. Isto enquanto em Autoestrada, ou em velocidades um pouco mais altas, temos o motor a combustão a fazer das suas, de forma a atingir a potência máxima do automóvel. (No modo elétrico, o motor a combustão apenas funciona para dar força ao sistema elétrico.)
Além disto, temos também os famosos modos de condução “tradicionais” em que pode colocar o carro em modo “ECO”, “Normal” e “Sport”. Cada modo alterna o comportamento e resposta do carro, com o modo Sport a esticar mais as pernas desta motorização.
Já que falamos em modo Sport, a Honda garante uma aceleração dos 0-100 km/h em 10.6 segundos. No entanto, sem qualquer esforço foi possível alcançar esta aceleração de 0-100 km/h em apenas 9.7 segundos.
Conclusão – Honda HR-V 2022
Ora bem, com muito tempo de teste é difícil retirar daqui uma opinião bem estruturada sobre o novo Honda HR-V 2022. No entanto, uma coisa é certa, temos aqui um SUV que oferece imensa tecnologia, conforto, espaço e eficiência da sua nova motorização híbrida.
Afinal, apesar de todas as novidades temos um preço que rivaliza imenso as ofertas no mercado. A começar nos 34.500€, preço chave na mão sem mais taxas ou taxinhas!
Em suma, o novo Honda HR-V tem tudo para ser um dos melhores SUV utilitários do seu tamanho. Afinal de contas, além de um espaço de topo na sua categoria, ainda conta com os seus “bancos mágicos”. Em poucas palavras, os bancos traseiros tanto descem como sobem para uma arrumação incrível.
Assim sendo, se ficou interessado conheça tudo isto e muito mais sobre o novo Honda HR-V, clique aqui.
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