A TSMC está a ter um tremendo sucesso com os seus processos de produção de 5nm (e 4nm, que nestas contas, fazem parte do processo de 5nm).
Ao fim ao cabo, a gigante da produção de semicondutores está a aumentar a produção, de forma muito significativa, quase todos os meses. Nos últimos tempos, aumentou de 120 mil wafers para 150 mil, o que neste momento, é 300% mais do que aquilo que a TSMC estava a produzir há um ano atrás.
Crise de Produção? A TSMC está a rir-se com os 5nm!
Portanto, segundo o DigiTimes, o processo de 4nm já está muito perto do máximo das suas capacidades, e pelos vistos, o processo N4P também está prestes a fazer das suas no mercado, com uma calendarização apontada já para a segunda metade do ano. Entretanto, também vamos ver os nós N4X e N3E no início de 2023.
O processo de 3nm (N3E) deve começar logo a produzir cerca de 40~50 mil wafers, por mês, com um curva ascendente de produção esperada logo para as semanas seguintes.
A TSMC não está apenas a produzir mais, está também a ganhar mais dinheiro!
Além dos processos de 5nm e 4nm, que estão a vender que nem pãezinhos quentes. A TSMC também está a ganhar muito mais dinheiro com os seus processos mais antigos. Afinal, dos 28nm até aos 7nm, a lucratividade está com um ganho de mais ou menos 20%.
É exatamente por causa destas situações que empresas como a NVIDIA tentaram fugir das ‘garras’ da TSMC nos últimos anos. Porque ao mesmo tempo que a capacidade de produção aumenta, prontamente aparecem empresas prontas a ficar com essa mesma capacidade. Aliás, caso não saiba, a NVIDIA avançou com pelo menos 10 mil milhões de dólares. Só para ter acesso a uma boa parte da produção de 4nm/5nm, para as suas placas gráficas de nova geração. Sendo também exatamente por isto, que a NVIDIA parece estar a criar uma nova relação com a Intel, que dentro em breve, vai abrir as suas linhas de produção para empresas de fora.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Os efeitos da crise estão finalmente a desaparecer? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!