Há uma nova ameaça que está à procura dos routers que temos em casa. Assim que o nosso router Wi-Fi é infetado, torna-se muito fácil instalar os mais variados perigos nos dispositivos que temos ligados à rede. O objetivo é espiar a nossa atividade na Internet. O novo vírus que foi descoberta pela empresa Trend Micro chamou a esta ameaça Cyclops Blink e é afinal é um vírus apoiado pelo governo Russo conhecido por Sandworm. Mas afinal como funciona este vírus proveniente da Rússia que ataca os nossos routers?
Atenção! Rússia tem um vírus que está a atacar os nossos routers!
Não é a primeira vez que ouvimos falar do Sandworm. Ou seja, a base desta nova ameaça. De facto, ela já tinha sido utilizada em 2015 e 2016 para se atacar a rede elétrica ucraniana. Entretanto o ataque aos jogos Olímpicos de Inverno de 2018 também foi ligado a este mesmo vírus patrocinado pelo Estado Russo. Ou seja, foram todos ataques de grande escala. No entanto, esta nova variante conhecida por Cyclops Blink dirige-se a ataques numa escala muito mais pequena.
Os routers que estão mais em perigo são os da ASUS. Entretanto este fabricante já deu conta da existência desta nova ameaça e já está a trabalhar numa correção para fechar a porta a estes ataques.
Não se sabe ao certo quando é que esta ameaça se começou a espalhar. No entanto, a Trend Micro revela que começou a atacar os routers da ASUS presentes nos Estados Unidos e Europa ainda desde Junho de 2019.
O perigo da Internet das Coisas
No caso concreto desta ameaça o grande alvo são os routers. No entanto com o passar do tempo estes ataques serão alargados para outros equipamentos inteligentes que temos em casa e aqui as coisas ficam ainda mais perigosas. Desligarem-nos as luzes, controlarem os sistemas de alarme, aquecimento e arrefecimento, tudo é possível!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!