Durante o último evento de apresentação da Apple, a gigante Norte-Americana apresentou uma novo SoC simplesmente bombástico, na forma do M1 Ultra, que basicamente, junta num só pacote, dois SoCs M1 Max. Estamos a falar de um processador com um potencial tremendo para abrir muitas portas no mundo da computação, que também deverá servir para abrir as hostilidades do design MCM nesta indústria.
Dito isto, apesar do facto de o M1 Ultra ser um processador poderosíssimo, a Apple fez o que melhor faz no campo do marketing, ao puxar sempre a brasa à sua sardinha. Em suma, o M1 Ultra é realmente muito interessante, mas a nível de performance no mundo real, a história foi um pouco mal contada.
Apple M1 Ultra mais poderoso que uma RTX 3090? Só que não
Portanto, como é costume, a Apple fez grandes afirmações relativamente à performance do seu novíssimo Mac Studio, comparando-o a algumas das máquinas mais poderosas do mercado. Afinal de contas, a Apple comparou o seu novo computador, baseado no M1 Ultra, a máquinas equipadas com processadores Threadripper da AMD, e placas gráficas RTX 3090 da NVIDIA. Foi a loucura!
Pois bem, na verdade, nos testes que a Apple fez, o M1 Ultra é mesmo extremamente rápido. O problema está mesmo na escolha dos testes! O M1 Ultra é uma besta na renderização de vídeo ou imagens complexas, conseguindo bater-se de frente com o Threadripper 3970X da AMD. No entanto, na parte do GPU, as coisas falharam um pouco, especialmente no gaming. Afinal de contas, a Apple prometeu um GPU mais poderoso que a RTX 3090, a consumir menos 200W. No entano, o Mac Studio fica pelos 108 FPS face aos 150 FPS da RTX 3090 no Shadow of the Tomb Raider (FHD), uma realidade que se repete em vários jogos.
Obviamente que ninguém vai comprar uma Mac para jogar! Especialmente quando estamos a falar de uma máquina que custa mais de 5000€, como é a versão ‘base’ do Mac Studio. No entanto, a Apple tem de deixar de usar exemplos irrealistas, e concentrar-se naquilo em que é realmente incrível, ou seja, no trabalho criativo. Porque é aqui que está a sua grande vantagem, não sendo necessário distorcer a realidade para convencer os consumidores a entrar com os seus euros.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Impressionado com o M1 Ultra do Mac Studio? Sabia que o ‘Studio’ é basicamente a nova nomenclatura ‘Pro’ da Apple? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!