São muitas as pessoas que partilham a conta da Netflix mas não o fazem como é suposto. Ou seja, nós podemos partilhar a nossa conta mas com as pessoas que vivem em nossa casa. Legalmente, ou pelo menos de acordo com as regras da Netflix. Tudo o que seja fora disso é contra as regras. Por exemplo, partilharmos com amigos, familiares e outros. Se até aqui isso acontecia e nada se passava agora as coisas vão mudar. De facto quem partilha a conta da Netflix vai ter de pagar mais.
Netflix: se partilha a conta prepare-se para pagar mais!
Vamos começar por olhar para os termos de serviço da Netflix. Está lá escrito claramente que ninguém pode partilhar a conta com pessoas fora do agregado familiar.
Primeiro a Netflix começou por fazer vista a grossa a isto. Basicamente deixou as pessoas fazerem aquilo que bem queriam. Depois começou a implementar algumas novidades para deixar que todos percebessem que estava a começar a abrir os olhos. Na prática não era nada de especial. Só pedia um código para a pessoa confirmar que era a dona legítima da conta. Agora tudo ficou mais sério.
Neste momento está a acabar-se o que era bom e a Netflix já lançou um novo teste em três países. Através dele já podemos partilhar as nossas contas com outras pessoas fora do nosso agregado familiar mas há uma consequência. Temos de pagar mais! Isto já foi confirmado pelo diretor de inovação de produto da Netflix como revelou a revista Variety.
Entretanto este teste vai expandir-se rapidamente e chegar a mais países nas próximas semanas. Quer dizer se tudo correr mal até pode não chegar a mais lado nenhum. Mas o mais provável é mesmo que isto avance.
A culpa da partilha pode ser da própria Netflix
Pelo facto da Netflix ter feito um pouco de vista grossa em relação às partilhas de contas, isto acabou por deixar os utilizadores um pouco confusos. Ou seja, acharam que não haviam e começaram a partilha à bruta. Isto é dado a entender pela própria gigante do streaming. O problema, neste momento, é que isto está a ter muito impacto nos lucros da Netflix e de algum modo a minar a capacidade de investir em grandes filmes e séries.
O efeito prático de tudo isto é a função que permite adicionar um elemento extra e isto é transversal tanto ao plano Standard como ao Premium. Ou seja, para além da conta da Netflix pode ser partilhada com as pessoas que vivem na mesma casa (algo legal), também vão poder ser partilhadas com mais duas pessoas externas.
Mas quanto é que isto vai custar mais?
Pelos preços que foram demonstrados na prática vamos pagar mais 3 Euros por cada utilizador extra. Eventualmente acaba por compensar. Tudo porque fica mais barato que adquirir sozinho um plano standard ou premium. No entanto, vai obrigar as pessoas que não gastavam dinheiro nenhum, por terem Netflix à borla, a terem de gastar alguma coisa.
Claro que juntamente com este pagamento extra, entram novas formas de controlar os abusos. Não faria sentido estar a implementar mexidas nos planos se não existisse um policiamento mais apertado. É que desse modo ninguém iria aderir.
Lembro que a Netflix acabou o ano de 2021 com 221.8 milhões de subscritores em todo o mundo. Se isto for para a frente é provável que este número seja muito maior.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!