Numa altura em que Portugal está a ser fustigado com aumentos a todos os nĂveis há bons ventos a soprarem em Espanha mas que infelizmente nĂŁo chegam a Portugal. Por cá sĂł mesmo a tempestade de areia que se faz sentir por todo o paĂs. O ministro da PresidĂŞncia espanhol confirmou hoje que o Governo vai baixar combustĂveis em Espanha. Isto mesmo que nĂŁo exista um acordo com Bruxelas. Mas nĂŁo sĂŁo apenas os combustĂveis a serem abrangidos por um novo decreto. É tambĂ©m os preços da luz e do gás. Entretanto Portugal nas palavras de AntĂłnio Costa prefere esperar.
Espanha vai baixar combustĂveis mas Portugal prefere esperar!
As informações que chegam do jornal El PaĂs, revelam que o governo espanhol está bem consciente do custo de vida para as pessoas, sobretudo na área dos combustĂveis. Assim vai baixar os preços e já no imediato.
Resta agora perceber-se como é que isto se vai processar. Há duas hipóteses. Ou se vai baixar os impostos que parece ser a aposta mais provável ou então vão aumentar de forma substancial os apoios.
Outro ponto importante e que revela alguma coragem por parte do governo Espanhol Ă© que isto vai acontecer sem estarem Ă espera da comissĂŁo Europeia.
Em Portugal, António Costa, vai esperar para avançar com uma das medidas que estão em cima da mesa e que poderão ter muito impacto. Ou seja, baixar-se o IVA da energia.
Como resultado disto os preços em Espanha poderĂŁo baixar já de forma significativa nos prĂłximos dias. Por cá, as coisas vĂŁo continuar como estĂŁo. Eventualmente o que podemos ter Ă© uma pequena descida nos combustĂveis mas que nĂŁo se deve a medidas governamentais. Isto porque a Rádio Comercial está a relatar que os combustĂveis deverĂŁo descer 20 cĂŞntimos na prĂłxima semana devido Ă descida do preço do petrĂłleo nos mercados internacionais.
Resta agora vermos o que vai acontecer nas próximas semanas e esperar que algo seja realmente feito. Portugal já pediu autorização para mexer no IVA e agora é aguardar.
Sobretudo numa altura em que se sabe que depois do Gasóleo e Gasolina agora é a vez do gás aumentar! Pode ler mais sobre este aumento aqui.