Uma nova geração de velocidade, no mundo dos videojogos no Windows? Estamos obviamente a falar da API DirectStorage da Microsoft, que está neste momento a chegar a todos os PCs equipados com o ainda muito recente Windows 11, mas também com o velhinho Windows 10.
Caso não se lembre desta tecnologia, a Microsoft falou acerca desta inovação há cerca de 18 meses, quando começou a falar das capacidades do SSD da Xbox Series X. Ou seja, da capacidade de fazer streaming e quantidades tremendas de informação, através de um SSD NVMe, diretamente para a placa gráfica.
Windows 11 dá as boas vindas a uma nova geração de velocidade
Portanto, a ideia aqui é muito simples, retirar o processador (CPU) da equação, que até aqui, tinha de receber a informação, descomprimi-la, e por fim, enviá-la para a placa gráfica. Afinal de contas, a partir de agora, a informação é carregada na sempre super rápida memória RAM, é enviada para a placa gráfica, e é descomprimida imediatamente no GPU.
Desta forma, a nova API vai permitir que os jogos do futuro (porque é necessário ter suporte à tecnologia) carreguem mundos mais detalhados. Isto, de forma ainda mais rápida.
Sim, como já deve ter percebido, ainda não existem jogos com suporte à tecnologia no mercado. O primeiro deverá ser Forspoken, mas… Depois do recente adiamento, este projeto apenas irá ver a luz do dia no dia 11 de Outubro de 2022. Mas uma coisa é certa… O futuro está aqui!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Preparado para dar boas vindas à tecnologia no seu PC? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!