Estamos na dĂ©cima segunda semana do ano, que caso nĂŁo saiba, equivale ao dĂ©cimo segundo aumento nos preços dos combustĂveis, seguidos, em 2022. Os Ăşltimos dois entĂŁo, foram mesmo de perder a cabeça, visto que apesar do facto de ser um fenĂłmeno global, Ă© Ăłbvio que o consumidor PortuguĂŞs está a sofrer mais do que outros cidadĂŁos, de outras regiões do globo.
Ao fim ao cabo, temos de pagar o mesmo exato preço de outros paĂses Europeus (ou mais alto), com um ordenado mĂnimo e mĂ©dio significativamente mais baixo.
Dito isto, com os recentes aumentos, que atĂ© pareceram ter algum aproveitamento das gasolineiras por detrás, fica a pergunta… De quem Ă© a culpa destes preços atuais? Do governo que nĂŁo baixa os impostos, ou das gasolineiras que querem aumentar mais a sua margem de lucro no comĂ©rcio destes produtos?
Bem, antes de mais nada, vamos por partes!
Aumento dos CombustĂveis: Culpa Ă© das Gasolineiras ou dos Impostos?
Portanto, sempre que o combustĂvel aumenta, temos quem diga que a culpa Ă© dos impostos, enquanto outros, apontam no imediato o dedo Ă s gasolineiras e postos de abastecimento.
Mas sabe como estĂŁo a funcionar as margens de lucro, e realmente quando dinheiro vai para os cofres do estado, em cada litro de gasolina ou gasĂłleo vendido em territĂłrio nacional? Vamos ver!
Preço médio da Gasolina (Último trimestre de 2021 vs Semana Passada)
- 4º Trimestre de 2019 (pré-COVID): 1.487€/L -> Margem de lucro: 0.127€/L
- 4º trimestre 2021: 1.701€/L -> Margem de lucro: 0.14€/L
- Semana passada: 1.917€/L -> Margem de lucro: 0.12€/L
Preço médio do Gasóleo (Último trimestre de 2021 vs Semana Passada)
- 4º Trimestre de 2019 (pré-COVID): 1.370€/L -> Margem de lucro: 0.15€/L
- 4º trimestre 2021: 1,521€/L -> Margem de lucro: 0.119€/L
- Semana passada: 1,812€/L -> Margem de lucro: 0.096€/L
Impostos na Gasolina (Ăšltimo trimestre de 2021 vs Semana Passada)
- 4º Trimestre de 2019 (pré-COVID): 0.921€/L
- 4º trimestre 2021: 0.969€/L
- Semana passada: 1.006€/L
Impostos no GasĂłleo (Ăšltimo trimestre de 2021 vs Semana Passada)
- 4º Trimestre de 2019 (pré-COVID): 0.742€/L
- 4º trimestre 2021: 0,789€/L
- Semana passada: 0,842€/L
ConclusĂŁo
Em suma, ao contrário do que se pensa, segundo os dados da APETRO, a carga fiscal aumentou 3.7 cĂŞntimos na gasolina e 5.3 cĂŞntimos no gasĂłleo, enquanto a margem de lucro, nos dois combustĂveis, baixou.
Ou seja, o que aumentou foi o custo da matĂ©ria prima, e claro, a carga fiscal em cima de cada litro de combustĂvel. De quem Ă© a culpa? Diga-me vocĂŞ.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tinha noção de tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Fontes 1, 2, 3 Post original de Carlos Guimarães Pinto, que agregou a informação original (Aqui)