Bomba: Novo chipset Apple M1 Ultra combina dois chips M1 Max

Para além de muitos dispositivos a Apple anunciou hoje o mais recente chip M1. Trata-se do Apple M1 Ultra. Na prática este processador combina dois M1 Max como um único chip. Este processador que se segue ao M1 Pro e M1 Max lançados em Outubro chega com 128GB de memória unificada. Entretanto conta com 114 mil milhões de transístores, tem 800GB/s de largura de banda no que diz respeito à memória e 2.5TB/s no caso do processador. Ou seja, é caso para dizer que é mesmo uma grande bomba.

Bomba: Novo chipset Apple M1 Ultra combina dois chips M1 Max

Este processador com 20 núcleos possui 16 núcleos de alto desempenho e 4 núcleos de alta eficiência. Entretanto com um motor neural de 32 núcleos, pode fazer 22 triliões de operações por segundo. Já a placa gráfica tem 64 núcleos. Na prática é um desempenho oito vezes superior em comparação com o chip M1 introduzido em 2020.

M1 Ultra

Este chip M1 Ultra possui suporte H.264, HEVC, ProRes e ProRes RAW com 2 motores de descodificação de vídeo, 4 motores de codificação de vídeo e 4 motores de codificação/descodificação ProRes.

A Apple também afirma que o chip M1 Ultra oferece um desempenho líder no setor por watt num processo de 5nm.

Este processador irá alimentar o novíssimo Mac Studio que foi apresentado no evento de hoje.

Este foi sem dúvida um dos grandes pontos fortes do evento, juntamente com o iPhone SE 3.

As pessoas estavam à espera e a Apple não defraudou as expectativas. Dito isto, a gigante da maçã aproveitou o dia de hoje para anunciar o novo iPhone SE que chega com o chipA15 Bionic. O design é exatamente o mesmo da geração anterior. Dito isto, as grandes alterações estão no interior. É que até o Touch ID continua a estar presente. No entanto, apesar de características muito interessantes há uma notícia menos boa agora que o iPhone SE 3 é oficial. Pode ler mais sobre isto aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também