Samsung: o fim dos carregadores para todos os smartphones

Há modas que começam não se sabe muito bem porquê. No entanto, como são tendências começadas por marcas muito conhecidas todos vão atrás. Ora a Samsung resolveu seguir os passos da Apple e acabou com os carregadores nos smartphones topos-de-gama. Isto a partir do Galaxy S21. Agora vai ainda mais longe. Dito isto, a Samsung vai acabar com os carregadores também nos equipamentos gama-média. Entretanto há mais marcas que seguiram este caminho como a Xiaomi e a própria Google.

Samsung: o fim dos carregadores para todos os smartphones

Como referi acima esta moda de tirar os carregadores, logo à seguir à Apple, começou nos topos-de-gama da Samsung. No entanto, eles continuaram a chegar com outras gamas mais baixas como são exemplo disso o Galaxy A e o Galaxy M. Agora e de acordo com um novo leak, tudo vai mudar. Assim, um leakster indiano, revelou que a gama A e M vão deixar de chegar com carregadores.

Samsung carregadores smartphones

Para quem tiver um carregador em casa atirado para uma gaveta qualquer isto não é problema. No entanto, quem não tiver esta sorte terá mesmo de comprar um. O problema às vezes é utilizar-se carregadores muito antigos que poderão disponibilizar uma velocidade de carregamento mais baixa. Mas isto já é outra conversa.

A decisão de suprimir o carregador é claramente para reduzir os custos de produção dos smartphones. Eventualmente se com isso se puder poupar para termos acesso a mais características será bom.

Seja como for para justificar a sua decisão a Samsung alega questões ecológicas. De facto, acaba por existir menos desperdício tecnológico. No entanto o custo é de alguma forma imputado aos utilizadores. É que apesar de muitas pessoas terem carregadores em casa, eventualmente ao adquirem um novo smartphone vão procurar à mesma comprar um. Isto até acaba por fazer sentido se olharmos para a questão que referi sobre as velocidades de carregamento.

Os primeiros modelos afetados por esta política deverão ser o Galaxy A73, Galaxy A53, Galaxy A33 e Galaxy A23. Devem chegar ao mercado em meados de Março de 2022.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também