A Qualcomm tentou fugir às garras da TSMC, e fazer uma bonita e feliz amizade com a Samsung, de forma a diversificar os seus fornecedores, e claro, poupar alguns trocos, depois da subida muito significativo de preço por parte da empresa de Taiwan. Mas… A coisa correu mal!
Infelizmente para a indústria, por várias razões, a Samsung não consegue chegar aos níveis de performance da TSMC, e ao que tudo indica, uma grande parte da sua produção vai diretamente para o lixo, ou tem de dar vida a produtos de gamas mais baixas. Em suma, em termos de yields, a TSMC é a rainha e senhora da indústria.
Por isso, a Qualcomm decidiu pagar o que a TSMC pede. O próximo Snapdragon 8 Gen2, vai ser produzido exclusivamente nas linhas de 3nm (ou 4nm) da gigante de Taiwan.
Snapdragon 8 Gen2 vai ser produzido pela TSMC. Adeus Samsung!
Portanto, como a Samsung tem sido incapaz de fornecer a quantidade de material que a Qualcomm precisa, a empresa Norte-Americana viu-se obrigada a virar-se para a TSMC. Isto, de forma a produzir os atuais Snapdragon 8 Gen1, e pelos vistos, também o SoC do próximo ano, o Snapdragon 8 Gen2.
Em suma, apesar de mais cara, a TSMC produz mais chips, todos eles com um potencial de performance maior. É exatamente por isto que a AMD teve a possibilidade de fechar negócio com a Samsung, mas preferiu continuar ligada à TSMC. Sendo também exatamente por isto, que a Apple paga balúrdios para ter acesso exclusivo e antecipado, às várias linhas de produção da empresa.
Afinal de contas, segundo o que tem chegado a público, a percentagem de Yields da Samsung, ou seja, percentagem de chips de 4nm bons o suficiente para serem enviados para o cliente, encontra-se nos 35%. Assim, da produção total, ~65% dos chips da Samsung têm defeito.
Por outro lado, a TSMC está a conseguir alcançar uma percentagem acima dos 70%, com potencial para subir ainda mais este número, à medida que os processos de produção amadurecem.
Dito tudo isto, apesar de a TSMC parecer ter conseguido antecipar o lançamento do seu processo de 3nm. É muito provável que o próximo SoC da Qualcomm continue a ser baseado no atual processo de 4nm. Com os 3nm a servirem apenas os objetivos da Apple para o próximo ano.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Não seria melhor para a indústria, ter uma Samsung e uma TSMC, igualmente fortes? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!