Como deve saber, a AMD está a preparar agora o lançamento do inovador processador Ryzen 7 5800X3D, que por sua vez, já irá contar com a tecnologia 3D Cache, para um aumento massivo na performance de processamento.
No entanto, de forma a rivalizar de melhor forma com a rival Intel, que entretanto já apresenta uma gama Core 12000 muito interessante, tudo indica que a AMD vai ter mais algumas ofertas no seu portfólio. Todas elas baseadas na ‘velha’ arquitetura Zen 3 de 7nm. Será suficiente? Provavelmente não, mas é alguma coisa.
Resposta da AMD passa por… Mais processadores Ryzen 5000
Portanto, além do processador inovador, a AMD está a planear lançar mais processadores Ryzen 7 e Ryzen 5, todos baseados na mesma arquitetura, mas claro, sem a nova cache 3D.
A ideia é simples, lançar propostas mais amigas da carteira, mas ainda assim capazes de boa performance. Desta forma, é possível parar o ‘bleeding’ de consumidores para o lado da rival Intel, enquanto os novos Ryzen 7000 não são uma realidade.
Que processadores são estes?
Primeiramente, vamos ter o Ryzen 7 5700X com 8 núcleos e 16 threads, a ~280€, para lutar com o i5-12600K, e depois, vamos ainda dar as boas vindas aos novos Ryzen 5 5600 e Ryzen 5 5500, de forma a rivalizar com as gamas mais baixas dentro das séries i3 e i5 da Intel.
Ao fim ao cabo, no campo da gama média, a Intel está a dominar, quando num passado ainda muito recente, verificava-se o completo oposto. A Intel tem nos Intel Core 11000, e nos mais recentes 12000, propostas para todas as exigências de performance, e também todas as carteiras. Isto enquanto a AMD apostou tudo o que tinha nas gamas mais altas, e desprezou um pouco as gamas baixas e médias do mercado de computadores.
Em suma, é preciso ganhar tempo até ao lançamento dos Ryzen 7000, que deverá acontecer no final do verão, ou mais tardar, final do ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!