Não é algo de novo uma vez que alguns serviços de streaming norte-americanos já o fazem. No entanto, acaba por ser uma coisa positiva para quem quer poupar algum dinheiro no final do mês. Eventualmente quase metade. Agora que a Disney Plus vai passar a ter publicidade a Netflix pode fazer o mesmo, mas quais serão os novos preços?
Disney Plus passa a ter publicidade e Netflix pode fazer o mesmo
Apesar da Disney+ ter tido um enorme boom de utilizadores quando apareceu, as coisas foram diminuindo lentamente. De facto, o crescimento é agora muito menos acelerado. Apesar de na altura do lançamento nos Estados Unidos, em 2019, ter ganho mais de 10 milhões de subscritores nas primeiras 24 horas, a marca dos 100 milhões só foi ultrapassada cerca de um ano e meio depois. Nos tempos recentes as coisas têm sido ainda mais lentas. É por esse motivo que a Disney+ quer lançar um novo serviço mais barato em 2024 mas com uma grande diferença. É que terá publicidade à mistura. Este piloto irá começar nos Estado Unidos e se correr bem rapidamente será expandido para o Brasil e Europa.
Esta informação que parte to The Information cita fontes internas da Disney+ e refere que esta ideia poderá contribuir muito para o crescimento da Disney+. Lembro que atualmente esta plataforma está com 130 milhões de subscritores.
Com esta iniciativa a empresa pode chegar facilmente aos 230 ou 260 milhões em meados de 2024.
Como referi acima apesar de interessante esta iniciativa não é inédita. Especialmente nos Estados Unidos. É que empresas semelhantes como a WarnerMedia, Discovery e a Paramount Global já oferecem planos suportados por publicidade para o seu serviço de streaming.
Entretanto chegando esta moda à Disney+ a Netflix pode fazer o mesmo.
O analista Michael Nathanson da empresa MoffettNathanson Research diz que a Netflix vai ter um crescimento anual de 14% entre 2022 e 2025. As estimativas inicias eram de 23%. É verdade que tudo isto são números mas dá-nos uma ideia geral do que se está a passar.
Até agora a Netflix quis a publicidade bem longe. No entanto, a concorrência está a ganhar muito dinheiro e com uma quebra de novos assinantes a Netflix pode não estar a receber tanto como deveria. Ora para um analista isto vai fazer com que a Netflix mude de ideias e lance publicidade na plataforma. Isto é algo que ninguém quer.
No entanto, é provável que a Netflix a adote até em tempo recorde. É verdade que muitos não irão gostar, mas não quer dizer que seja necessariamente mau para a Netflix. De certeza que por um lado há pessoas que não se importam de pagar menos e terem pub. Por outro, há pessoas que estão dispostas a pagarem mais para não serem incomodadas com anúncios.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!