Smartphones Samsung estão a ser retirados do Geekbench

Recentemente falou-se do facto da Samsung atrasar propositadamente mais de 10 mil aplicações. Isto apesar de deixar algumas de fora. Nomeadamente as que fazem testes de desempenho. Ora isto levou a conhecida plataforma Geekbench a retirar alguns smartphones da Samsung e o caldo está entornado.

Smartphones Samsung estão a ser retirados do Geekbench

Aparentemente toda esta situação deve-se ao serviço de otimização de jogos da Samsung que tecnicamente devia prevenir o aquecimento que algumas apps podem provocar. Isto através da redução da velocidade. No entanto não é isso que se está a passar. De facto, este sistema até está a limitar o desempenho de algumas aplicações que não estão relacionadas com jogos como o Microsoft Office e o Zoom.

office

No entanto, de forma conveniente, algumas apps ficaram de fora. Curiosamente o 3DMark e o Geekbench.

Entretanto a Samsung já respondeu a isto.

Portanto, segundo a Samsung, este tipo de comportamento é propositado, de forma a regular os níveis de performance e autonomia dos aparelhos. No entanto, depois das críticas, a gigante Sul Coreana decidiu dar o controlo aos utilizadores, numa futura atualização.

Assim, como já deve ter percebido, esta resposta vem no seguimento de vários relatos, e claro, críticas, relativas ao facto de a Samsung limitar a performance em mais de 10 mil apps, onde podemos incluir o Facebook, o Instagram e também o TikTok. Curiosamente, neste lote, podemos também encontrar jogos muito populares como Genshin Impact. Contudo, se por acaso executasse apps de benchmark populares, como o GeekBench, o AnTuTu ou o 3DMark, os valores de performance voltam ao “normal”.

Se este sistema fosse fácil de desativar a situação até se resolvia rapidamente. No entanto, com o lançamento do One UI 4.0 a Samsung tornou a desativação mais complicada.

Neste momento já há quatro equipamentos fora do Geekbench. Falo, em específico, do Galaxy S22, S21, S20 e S10. Na prática por estarem a usar este sistema.

Infelizmente este comportamento não é assim tão pouco comum por parte dos fabricantes de smartphones. No ano passado, os OnePlus 9 e 9 Pro foram removidos do Geekbench por algo semelhante.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também