Ao que tudo indica, a NVIDIA está a planear pegar em algo que a AMD fez muito bem nas suas mais recentes gerações de placas gráficas, e claro, implementar, de alguma forma, nas suas novas RTX 40.
Estamos muito resumidamente a falar da ‘Infinity Cache’.
NVIDIA vai ‘copiar’ inovação da AMD nas placas Radeon
Portanto, segundo os dados ‘roubados’ aos servidores da NVIDIA, no última grande ciberataque, parece que a gigante das placas gráficas GeForce está pronta a implementar a sua própria ‘Infinity Cache’.
A descoberta foi feita pelo entusiasta ‘XinoAssassin’, que por sua vez descobriu nos ficheiros relativos às RTX 40, que as novas placas gráficas vão contar com pelo menos 16MB de cache L2, por cada porção de 64 Bits no barramento de comunicação. Entretanto, o muito conhecido Kopite7Kimi também já foi capaz de descobrir a potencial largura de banda de cada gráfica ‘Ada Lovelace’.
Por isso, sabemos mais ou menos o tamanho desta cache, em cada modelo.
Assim, a RTX 4090, baseada no GPU AD102, deve chegar ao mercado com 144 SMs, 18432 núcleos CUDA, um bus de 384-bit, e por isso mesmo, uma cache L2 de 96MB. (A RTX 4080 vai ser baseada no mesmo GPU, mas não sabemos ainda as suas especificações técnicas). Já a RTX 4070, baseada no AD103, vai chegar ao mercado com 84 SMs, 10752 núcleos CUDA, e pelos vistos, um bus de 256-bit, que por sua vez significa uma cache L2 de 64MB.
Este número vai descendo à medida que vamos andando pela tabela de GPUs Ada Lovelace, com o GPU mais fraco a contar apenas com 32MB de cache L2.
Ou seja, a ‘Infinity Cache’ da NVIDIA vai andar entre os 32MB na sua placa mais barata, e 96MB na sua placa mais cara.
Curiosamente, é um número bastante abaixo daquilo que a AMD oferece nas suas placas RDNA 2. Número esse, que claro está, deverá subir ainda mais com as novas RDNA 3 de 2022.
Ainda assim, a implementação não é a mesma! Por isso, a NVIDIA pode não precisar da mesma quantidade de memória para conseguir os mesmos (ou melhores) ganhos de performance gráfica.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Apesar desta novidade, não se esqueça que a AMD deve mudar para um design multi-chip, enquanto a NVIDIA continua a optar por um design monolítico. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!