O Microsoft Edge para o Windows 11 e Windows 10 vai ficar muito mais rápido graças a uma nova ferramenta que permite aos utilizadores perceberem a que se devem os problemas de desempenho. Por exemplo, o browser pode ficar mais lento se abrirmos vários separadores a a função que os adormece estiver desligada. Para ajudar os utilizadores a perceberem tudo isto nasceu o Detetor de Desempenho.
Microsoft Edge vai ficar muito mais rápido com esta novidade!
De facto, o próximo Edge vai detetar os problemas de desempenho e recomendar acções. Isto funciona, como referi acima, tanto no Windows 10 como no Windows 11 e é mais uma adição para o modo de eficiência. De facto, é uma grande função para trazer os utilizadores do Chrome e Firefox para o lado do Edge.
Na prática com o modo de eficiência a Microsoft quer optimizar o desempenho e a resposta do browser ao mesmo tempo que consegue reduzir a carga no processador e a utilização de memória. Claro que tudo isto contribui para uma maior duração da bateria quando estamos num portátil.
O detetor de desempenho funciona por cima disto e deteta todas as coisas que possam criar problemas ao browser. Por exemplo, se são separadores ou extensões a criar problemas.
Na prática ainda não se sabe como é que esta função vai funcionar. No entanto é possível que o Edge notifique os utilizadores quando um separador em particular estiver ativo e a ocupar muitos recursos. O mesmo se passa com as extensões.
No entanto há algo que tenho de referir. A Microsoft só revela o que está mal mas não vai fazer nada. Isto nem é mau porque caso contrário poderia fechar ou alterar o que não devia.
Entretanto há outra novidade a chegar como refere o site WindowsLatest. A Microsoft está a testar um novo botão de ecrã total para o Edge. Este modo pode ser ativado através do ecrã de visualização de PDFs. Na prática esconde a barra de ferramentas e expande o documento para o ecrã.
Esta novidade já está disponível no canal de testes e vai chegar em breve a mais utilizadores.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!