Por si só, o Kodi não tem nada de ilegal, é uma plataforma de conteúdo multimédia online, com vários add-ons, alguns completamente legais, enquanto outros… Bem… Nem por isso. É exatamente por isto que no mundo da pirataria, o Kodi é uma das ferramentas mais utilizadas e mais bem amadas pela comunidade.
Tudo muito graças a Adam Lackman, o responsável pelo repositório de add-ons ‘TVAddons’. Pois bem, caso não saiba, o antigo hacker concordou pagar 19.5 milhões de dólares a um grupo Canadiano, devido às leis dos direitos de autor e partilha de conteúdo multimédia protegido.
O que também significa o fim do TVAddons.
Kodi + Pirataria? O responsável vai pagar 20 milhões de multa
Portanto, até à semana passada, apesar de Adam Lackman afirmar que é “um antigo pirata”, o repositório TVAddons ainda se encontrava disponível para upload e download de add-ons não oficiais, e muitas vezes ilegais, para o Kodi.
Caso ainda não tenha percebido, apesar do facto do Kodi ser uma ferramenta 100% legal, este tipo de repositório pode levar os utilizadores para caminhos menos legais, de forma bastante facilitada.
O que aconteceu afinal?
Bem, tudo começou em 2017, quando vários fornecedores de conteúdo multimédia fizeram as primeiras queixas (Bell, TVA, Videotron, Rogers, etc…). Queixas que deram origem a uma raid a casa de Lackman. Entretanto, em 2018, a mesma personalidade começou também a entrar na mira de alguns fornecedores Norte Americanos, o que até teve algum impacto no repositório TVAddons.
Pois bem, parece que tudo chegou ao fim, o antigo pirata concordou em pagar a multa, e pelos vistos, o TVAddons vai acabar. Afinal, o processo de tribunal proibiu Adam Lackman de voltar a participar no desenvolvimento, ou manutenção de add-ons deste tipo.
Curiosamente, em 2018, Lackman afirmou que o grande objetivo do TVAddons era oferecer add-ons de qualidade, capazes de oferecer conteúdo legal, como é o caso da PlutoTV. No entanto também admitiu que não controlava o que entrava nos servidores. Por isso, as coisas acabaram por cair no mundo da pirataria, muito (mesmo muito!) rapidamente.
Infelizmente, é graças a este tipo de repositórios, que o Kodi é conhecido como uma app pensada para o mundo da pirataria. O que simplesmente não é verdade. Aliás, as pesquisas na Google pelo termo ‘Kodi’ estão em queda, muito graças à caça às bruxas, que tem existido no campo da pirataria nos últimos tempos.
Curiosamente, os piratas do Kodi até parecem ter mudado de paragens, ao mudarem-se para o Plex.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!