Ryzen 9 5950X: Quer 16 núcleos e 32 threads? Está mais barato

Caso não saiba, com a crise de produção, a AMD decidiu apostar forte e feio nas suas gamas mais altas, em todas as suas séries de processadores, para ir atrás da lucratividade, em vez do volume de vendas. É exatamente por isso que a grande maioria dos processadores Ryzen 5000 nunca desceram grande coisa, no campo do preço, desde que chegaram às prateleiras em 2020.

Contudo, é muito provavelmente também graças a esta estratégia, que a AMD começou a perder quota de mercado no início de 2022 (Link). Ao fim ao cabo, os tempos mudaram, e a Intel já não é a empresa ‘totó’ de antigamente. A velha rival azul já tem uma gama muito interessante, tanto ao nível da performance, da tecnologia, como até do preço, nos Core 12000.

Por isso, a AMD tem de se começar a mexer, visto que está a correr o perigo de perder o comboio. É isso que estamos a observar agora?

Ryzen 9 5950X: A ‘besta’ de 16 núcleos e 32 threads está a baixar de preço

Portanto, o Ryzen 9 5950X de 16 núcleos e 32 threads, baseado na arquitetura Zen 3, está agora a baixar de preço, de forma significativa, em vários mercados. Afinal de contas, o processador que chegou originalmente ao mercado a custar muito perto de 800€, está agora a cair para perto dos 600€. Estamos a falar de uma queda de preço entre os 20 e os 30%, dependendo do mercado em questão.

É também uma queda de preço que mete o Ryzen 9 5950X muito perto do preço do mais recente topo de gama da Intel, o Core i9-12900K. Contudo, por enquanto, o Ryzen 5900X ainda está significativamente mais caro que o 12700K da rival.

Qual prefere? O Ryzen 9 5950X ou o Intel Core i9-12900K?

Para gaming, a coroa vai para o mais recente processador topo de gama da Intel. No entanto, para outras tarefas mais focadas no trabalho e produtividade, a AMD ainda reina com a sua besta de 16 núcleos e 32 threads.

Curiosamente, no campo dos jogos, a AMD está neste momento a apostar no Ryzen 7 5800X3D, para tentar recuperar a coroa. Será suficiente? Ou vamos ter de esperar pelos Ryzen 7000 baseados na arquitetura Zen 4? É que a Intel também já antecipou o lançamento dos seus novos Core 13000. Vai ser uma luta muito interessante.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também