Mazda MX-30 e-Skyactiv – SUV 100% elétrico diferente da concorrência!

A Mazda tem vindo a apostar na eletrificação no mercado automóvel, com uma tendência que não tem ainda uma data definida para abrandar. Uma coisa é certa, a aposta é grande, já tem parcerias à mistura, e claro, o seu fim não vai ser assim tão cedo quanto isso.

Assim sendo, desta vez temos em mãos o novo 100% elétrico Mazda MX-30!

Um crossover que chega ao mercado com um design diferente da concorrência, bem como alguns detalhes curioso. Em poucas palavras, estamos aqui a falar de um modelo de estilo SUV, que garante bastante conforto, alguma dinâmica na condução e uns acabamentos interiores que o diferenciam da concorrência.

No entanto, pode ficar aquém de alguns adversários, quando o assunto é a praticabilidade.

Mazda MX-30 – Um 100% elétrico diferente da concorrência!

Mazda MX-30

Design

Como já foi dito algumas vezes por aqui, a verdade é que gostos não se discutem e desta vez, a velha frase volta novamente a fazer todo o sentido. Afinal de contas, as opiniões entre entusiastas e curiosos não conseguem ser unânimes. Enquanto muitos gostam imenso, outros nem por isso. Mesmo dentro da Leak.pt, as opiniões foram as mais diversas possíveis. É um design estranho, que claro, pode acabar por entranhar no espírito do condutor.

Contudo, onde a opinião foi unânime, pela positiva, foi no interior do modelo. Afinal de contas, é notável a atenção aos detalhes e também na escolha de bons materiais em locais que fazem todo o sentido.

Assim sendo, na minha opinião, temos aqui um pequeno SUV 100% elétrico que foge um pouco ao “tradicional”!

Aliás, este modelo em questão, até traz consigo as famosas e raras portas que se abrem ao contrário. Algo que ao nível de design, é bastante agradável e até dá um toque do antecessor deste modelo… No entanto, no dia-a-dia, o assunto muda, com a praticabilidade bastante afetada no meu uso. (Vou falar disto mais à frente.)

Em suma, no campo do design e qualidade de construção, ficamos muito bem servidos.

Sensação

Mazda MX-30

Passando do visual à experiência diária, a sensação diária é que este Mazda MX-30 é um carro premium. Os materiais no seu interior, são moles e de qualidade, com uma boa variedade de texturas em quase todo o lado. Um modelo que fica bem longe dos plásticos duros e rígidos.

No entanto, apesar do cuidado no design, como mencionei em cima, existe uma contradição neste MX-30. Ao fim ao cabo, a sua praticabilidade está afetada por algumas decisões “mais estéticas”. Desde o seu ecrã para o sistema de entretenimento de 8.8 polegadas, que não é touch screen, e por razões que não consigo compreender, conta com uma resolução ultra-wide que acaba por afetar a utilização do Android Auto.

Outra das decisões que o afasta da concorrência a nível estético são as suas portas traseiras, bem como toda a parte traseira. Muito resumidamente, a qualidade e atenção que temos ao detalhe na parte da frente, parece ter passado para segundo plano nos lugares traseiros. Naquilo que parece ter sido um mundo de compromissos, para dar espaço às tais portas. Isto, desde a necessidade de abrir a porta da frente e tirar o cinto para sair um passageiro, aos vidros fixos na sua traseira.

Performance e Condução

O Mazda MX-30 conta com uma nova motorização 100% elétrica muito equilibrada para a condução em cidade. Ao fim ao cabo, estamos a falar de uma motorização elétrica capaz de fornecer 145 cv de potência e 270 nm de binário.

Resumidamente, não vai surpreender nenhum entusiasta com a sua aceleração, mas é bastante despachado para todo o tipo de situações. Incluindo as vias de aceleração para as Autoestradas. Tudo graças, claro está, ao torque e resposta instantânea deste tipo de motores.

Em termos de números!

A marca garante 9.7 segundos dos 0-100km/h e uma velocidade máxima de 140 km/h. Números que se revelaram estar bem perto dos resultados dos nossos testes. Visto que o Mazda MX-30 fez dos 0 aos 100 km/h a em 9.5 segundos.

Um fato curioso, é que não existe a opção para escolher entre vários tipos modos de condução, como o ECO, Confort ou Sport. O comportamento é definido pelo seu tipo de condução.

Ainda assim, ainda em termos de condução, tenho de apontar que a experiência aqui não está focada na dinâmica, e na verdade, nem precisa. Contudo, o novo 100% elétrico curva bastante bem, devido ao seu centro de gravidade bastante baixo e à capacidade deste SUV de controlar o seu peso.

Em suma, na verdade, senti que o seu foco é o conforto e sensação premium ao volante, o que neste modelo, está garantido. O problema está na…

Autonomia!

Mazda MX-30

Segundo a empresa, o novo Mazda MX-30 100% elétrico é capaz de rondar os 200 km de autonomia em cada carregamento. Um número que não impressiona o comprador mais exigente, mas corresponde à realidade, isto, se optar por uma condução mista feita com boa regeneração.

Assim, se o objetivo é a condução em autoestrada, tenha atenção, aqui a autonomia pode surpreender pela negativa.

Afinal, temos aqui um pack de baterias de 35.5 kWh, que pode ser carregado de 20 a 80% em cerca de 36 minutos, se utilizar um carregador rápido DC. Mas, cerca de 3 horas ou mais num carregador AC a rondar os 6.6kW.

Não existem dúvidas aqui, os 200 km de autonomia sabem a muito pouco e nem o seu carregamento rápido, o “safa” neste ponto, se pretender fazer viagens maiores. Sendo assim, um pequeno SUV pensado para uma utilização citadina.

Tecnologia

Ora bem, continuo a afirmar que as ajudas tecnológicas na condução, são sempre bem-vindas, especialmente se garantirem mais segurança. Desta forma, saiba que de forma positiva temos quase tudo e mais alguma coisa aqui incluída.

Temos um painel de instrumentos que mistura um bom ecrã central e manómetros físicos. Quanto ao restante, temos um ecrã touch de 7″ para o controlo de temperatura com botões físicos à sua volta. No entanto, o ecrã para o sistema de entretenimento não impressiona.

Voltando à tecnologia e segurança, temos aqui sistemas de travagem de emergência automática, sistemas de manutenção à faixa, que funcionam muito bem em conjugação com o cruise control adaptativo, que mantem a distância aos carros da frente e ajuda bastante no transito.

Conclusão – Mazda MX-30 e-Skyactiv

Mazda MX-30

A sensação que o novo Mazda MX-30 e-Skyactiv foi capaz de me oferecer é de ser uma oferta diferente da concorrência, no entanto, é inegável que fica a saber a pouco.

Ou seja, o seu design, quase sempre bem conseguido, acaba por afetar a parte Utilitária da sigla SUV (Sport Utility Vehicle ou Veículo Desportivo Utilitário), especialmente quando olhamos para a parte de trás do carro. Não acho que seja um “Deal Breaker”, visto que o pacote em si tem muito potencial para encher as medidas de quem quer um carro elétrico amigo da carteira, e da cidade. Mas lá está… Ficou a saber a pouco, especialmente quando a nossa rede de carregamento público continua a deixar a desejar, em vários pontos do país.

Entretanto, se ficou interessado no Mazda MX-30 e-Skyactiv, veja todos os detalhes ao pormenor, clique aqui.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...