Utilizadores Android na Europa estão em alerta máximo!

Os utilizadores Android na Europa estão em alerta máximo devido a uma nova ameaça. Está presente na Google Play Store e chegou para deitar a mão ao dinheiro dos utilizadores. É preciso ter muito cuidado para não cair nisto. Portugal não escapa e está na lista dos países mais visados.

Utilizadores Android na Europa estão em alerta máximo!

A primeira coisa a fazer é garantir que não descarregou uma aplicação perigosa através da Google Play Store. Integra um novo malware chamado Xenomorph que foi descarregado de forma silenciosa para milhares de dispositivos. O vírus tem a capacidade de roubar os dados de login das contas online.

Entretanto este malware Android foi especialmente desenvolvido para atacar os utilizadores na Europa. A empresa ThreatFabric refere que o Santander é um dos alvos mas também apps financeiras como o PayPal que tantas pessoas utilizam.

O Xenomorph chegou em primeiro lugar numa aplicação chamada Fast Cleaner disponível na Play Store. A app descarregada mais de 50 mil vezes dizia melhorar o desempenho do smartphone Android. Aliás foi por esse motivo que teve tanto sucesso. No entanto o que faz na realidade é espalhar o malware Xenomorph.

Isto é o que torna fácil o acesso aos dados que utilizamos para aceder ao banco. Se eles caírem nas mãos erradas pode levar as pessoas a perderem muito dinheiro.

Há 56 bancos europeus que são alvos desta ameaça.

Olhando para ameaças anteriores esta está mais bem disfarçada e isto pode ser uma grande dor de cabeça.

Desde que a empresa ThreatFabric descobriu esta ameaça a Google remover a app Fast Cleaner da Google Play Store. Seja como for já há utilizadores atacados em Portugal, Espanha, Alemanha e Itália.

É sem dúvida uma situação muito perigosa e como tal temos de ter muito cuidado com aquilo que instalamos no nosso smartphone.

Resta-nos agora esperar que tudo isto se resolva em breve e sobretudo que não haja mais vítimas desta perigosa ameaça.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também