Como noticiámos ontem, temos algumas novidades acerca daquilo que a NVIDIA está a preparar com a arquitetura Ada Lovelace, que por sua vez vai servir de base para a nova geração de placas gráficas GeForce RTX 40.
Estamos a falar de uma nova gama, ainda baseada num design monolítico (a AMD já vai aproveitar um design multi-chip), que pelos vistos, vai trocar qualquer tipo de eficiência energética por performance pura e dura. Isto significa que o modelo topo de gama deverá chegar ao mercado com um consumo à volta dos 850W.
Curiosamente, parece que tudo isto está a ser feito para que a NVIDIA chegue primeiro ao mercado, já em Setembro, isto enquanto a AMD deve chegar apenas no último trimestre do ano, entre Outubro e Novembro.
NVIDIA GeForce RTX 4000: Chegam em Setembro… Com fome!
Portanto, quando a nova geração de placas gráficas chegar às prateleiras, não vai ter de se preocupar apenas com o seu preço, e potencial falta de disponibilidade. Vai também de se preocupar com a sua fonte de alimentação atual… Ao fim ao cabo, pode muito bem ser incapaz de fornecer o ‘sumo’ que estas meninas exigem.
Ao fim ao cabo, segundo Kopite7Kimi e Greymon55, a RTX 4080 vai chegar com um TGP de 450W, a RTX 4080 Ti chega aos 600W, e por fim, a RTX 4090 deverá chegar a uns potenciais 800~850W. Não é brincadeira nenhuma! (Todas as placas mencionadas vão ser baseadas no GPU AD102).
Para ter noção da mudança, a placa gráfica mais ‘esfomeada’ do mercado é a RTX 3090, com um TGP de 350W. Curiosamente, a RTX 3090 Ti iria mudar este número para os 450W. Contudo, parece cada vez mais óbvio que esta placa nunca irá ser uma realidade.
Curiosamente, segundo os mais recentes rumores, a AMD vai ser muito mais poupadinha, com um consumo à volta dos 500~600W, no seu modelo mais poderoso. Curioso porquê? Bem, segundo o que sabemos, a AMD vai oferecer a mesma exata potência gráfica da NVIDIA.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai optar pela NVIDIA, ou pela AMD? Tem fonte para isto? Partilhe connosco a sua opinião sobre o assunto nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!