Apesar do facto de a Intel e AMD terem nas suas mãos o monopólio do mundo desktop, e na verdade, também de portáteis, graças aos seus produtos x86. É inegável que a Apple está a fazer tremer os padrões da indústria, e quem sabe, se mais tarde ou mais cedo, não vamos ter a arquitetura ARM a bater o pé ao que a Intel e AMD têm feito no mercado durante todos estes anos.
Assim, é exatamente por isto que a AMD já tem um projeto ARM, e pelos vistos, o grande alvo da Apple deixou de ser a velha rival, para ser a gigante Norte-Americana responsável pelo iPhone, MacBook, iPad, etc… A Apple!
Curiosamente, estas informações chegam à Internet, numa altura em que a Intel já parece ter invertido a tendência de mercado, ao recuperar muita da quota de mercado ‘roubada’ pela AMD nos últimos anos. (Link)
Intel tem um alvo assumido! Não é a AMD!
Portanto, ao que tudo indica, a Intel está neste momento a desenhar uma nova geração de processadores mobile, com o grande objetivo de alcançar o mesmo nível de performance e eficiência energética dos processadores M1, M1 Pro e M1 Max da rival Apple.
O projeto tem o nome ‘Halo’, e tem lançamento marcado para 2024, altura em que a produção em massa deverá começar. O plano é rivalizar com o MacBook Pro de 14” super premium que a Apple deverá lançar nesta altura.
Em suma, a Intel quer passar a ideia de que tem algo pronto para rivalizar com a Apple. E assim, desta forma, parar com o hype dos processadores Apple Silicon.
Como é que vai funcionar?
Em suma, ao que tudo indica, estes processadores vão fazer uso de um design MCM (Multi-chip module). Isto, com três dies distintas, baseadas em processos de produção diferentes, dentro do mesmo pacote.
Curiosamente, nem todos os processos vão ser da Intel! Visto que os rumores apontam para o uso das linhas Intel 4, Intel 20A e ainda uma outra linha, provavelmente da TSMC, por sua vez de 3nm. Vai ser uma gama de processadores capaz de tirar partido ao design big.LITTLE recentemente lançado pela empresa, ao mesmo tempo que também aproveita os trabalhos feitos no mundo das arquiteturas gráficas.
Ademais, será a Intel capaz de bater o pé à Apple neste campo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!