O ano de 2022 não tem sido muito simpático para a carteira dos automobilistas, e ao que tudo indica, antes de melhorar, as coisas ainda vão piorar bastante! Tudo graças à recente invasão Russa por terras Ucranianas.
Combustíveis: Preços vão aumentar, e não vai ser pouco
Portanto, o ataque Russo ao território Ucraniano fez obviamente disparar o preço do barril de petróleo nos mercados Internacionais, estando agora muito perto dos 100 dólares.
O que claro está, como já deve ter adivinhado, vai ter um profundo impacto nos preços dos combustíveis em Portugal. Quem avisou foi nada mais nada menos que o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO). (António Comprido).
Afinal de contas, segundo o próprio, tudo o que é instabilidade vai ter o seu impacto na cotação do petróleo, e claro, finalmente, no preço final dos combustíveis. Assim, numa altura em que os preços não param de subir em território Nacional, e a gasolina 98 aditivada já ultrapassou os 2€ por litro, as coisas deverão ficar ainda mais negras.
Afinal de contas, apesar de estar agora a flutuar entre os 99 e 100 dólares, o BRENT já tocou nos 103 dólares, durante esta quinta feira, o valor mais alto desde Julho de 2014.
Porquê esta subida no preço do petróleo?
É muito simples, tudo se deve à preocupação à volta do fornecimento de energia, seja ela na forma de petróleo, como também na forma de gás natural. Ao fim ao cabo, a Rússia é um dos maiores exportadores destas matérias primas, em território Europeu.
O que pode ser feito?
De momento, a única coisa que pode ser feita, é cada país ajustar os impostos para tirar algum peso de cima da população. Em Portugal, em média, o preço de um litro de combustível tem cerca de 60~65% de imposto em cima. Em suma, está na hora de mexer nas taxas e taxinhas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Qual é a solução? O que podemos fazer? Qual é o futuro dos preços dos combustíveis em Portugal? Até onde podemos aguentar? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!