Netflix popularizou o ver tudo de uma vez. Mas… e agora?

É muito provável que nesta altura do campeonato, já esteja habituado a ver o lançamento de uma nova série, ou de uma nova temporada de uma série de que já é fã, em poucas horas, ou vá, em 2 ou 3 dias.

Ao fim ao cabo, foi isto que a Netflix veio mudar na indústria, ao introduzir o “Binge Watching”, ver tudo de uma só vez, e avançar para outro tipo de conteúdo. No entanto, aos poucos, as coisas estão a mudar!

Afinal de contas, nos últimos tempos, tivemos Ozark a ter a sua última temporada dividida em duas partes, o mesmo aconteceu com a última temporada de Lúcifer, e pelos vistos, vai acontecer exatamente o mesmo com Stranger Things 4.

No caso de Stranger Things, a equipa de produção explicou que esta quarta temporada tem o dobro do conteúdo relativamente ao que já tinha sido lançado. Por isso, num esforço de levar a série para as salas de estar dos fãs, mais rapidamente, a equipa decidiu dividir os episódios, em duas partes. Mas será que essa é a razão ‘real’ para essa decisão? Ou será que a Netflix quer matar a tendência que criou? Ou quer testar algumas coisas novas?

Netflix popularizou o ver tudo de uma vez. Mas… e agora?

Portanto, caso já não se lembre, a Netflix começou a experimentar o conceito de ‘lançar tudo de uma só vez‘, com as séries de culto House of Cards, e Orange is the New Black.

Foi uma boa ideia, porque não só foi contra a corrente, que na altura era lançar um episódio por semana. Como também apostou em conteúdo completamente viciante. Podemos até dizer, que o ‘Binge’, fez da Netflix aquilo que é hoje.

No entanto, numa altura em que é desenvolvido, e é lançado, tanto conteúdo para a plataforma. Parece que os utilizadores começam a preferir a estratégia de antigamente. Pois bem, na verdade, eu até percebo porquê.

Afinal de contas, falando por mim, tenho uma lista gigante de séries, feita pela minha namorada, para ver. Que simplesmente não consigo dar vazão.

Ao fim ao cabo, sempre que sai uma nova série, tenho logo 10 episódios para ver. Além disso, mesmo que consiga ver tudo, temos ainda o problema de ver algo de seguida, e depois, ter de esperar 1 ou 2 anos pela próxima temporada. (Isto aconteceu-me agora com All of Us are Dead. Que vi em 3 dias, e agora ainda vou ter de esperar alguns 3 anos para perceber o que vai acontecer a este mundo de zombies com super poderes.)

Em suma, o mundo do streaming mudou, como tal, talvez seja boa ideia para a Netflix também mudar. Ou pelo menos, ir variando as estratégias de lançamentos, consoante o que vai sair em dado mês.

Muito sinceramente, não quero voltar a um mundo em que todos os episódios saem em conta gotas. Sendo exatamente isso que aconteceu no campo da Disney+, com Wandavision e Loki. Mas, ao mesmo tempo, também não quero ser obrigado a ver 10 episódios no mesmo dia, para depois conseguir discutir com os meus amigos, a série mais recentemente lançada no mercado. Tem de existir um meio termo!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com uma mudança de estratégia? Ou mais vale receber tudo de uma só vez, e cada utilizador apenas tem de se desenrascar, e encontrar o seu próprio ritmo?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também