É inegável que os recentemente lançados Intel Core 12000 mudaram um pouco as regras do jogo, com a velha gigante azul dos microprocessadores, a voltar novamente para o poleiro da performance, depois de alguns anos a olhar para o que a AMD andava a fazer no mercado.
No entanto, parece que esse lançamento foi insuficiente para meter a AMD a mexer, como tal, os Ryzen 7000 baseados na arquitetura Zen 4 apenas deverão ser uma realidade no terceiro trimestre de 2022. Uma data de lançamento, marcada para mais ou menos 3 meses antes do lançamento dos Intel Core 13000 da velha rival.
Pois bem, a Intel não se quer deixar ‘comer de cebolada’, e como tal, antecipou o seu lançamento também para o terceiro trimestre do ano. Desta forma, entre Julho e Setembro, vamos ver as velhas rivais a lutar, novamente, com tudo o que têm, na linha da frente.
Intel vai antecipar lançamento dos Core 13000! Medo da AMD?
Portanto, segundo novas informações (Moore’s Law is Dead), a Intel decidiu antecipar o lançamento da sua nova gama de processadores. Ou seja, os atuais Core 12000 (Alder Lake) vão ter um ciclo de vida inferior a um ano, visto que foram originalmente lançados no final de 2021.
Entretanto, ao contrário dos novos AMD Ryzen 7000, os Intel Core 13000 fazem uso da mesma plataforma LGA 1700, e por isso, devem ser compatíveis com as motherboards já lançadas. O processo de produção também vai ser exatamente o mesmo (Intel 7 – 10nm), com as grandes melhorias a estarem no design big.LITTLE, ou seja, num aumento e melhor separação dos núcleos focados na performance, e no desempenho. (É também esperado que a Intel equipe a nova geração com mais memória cache).
Segundo o que sabemos, os Intel Core 13000 podem vir a ser 30~40% mais rápidos, relativamente aos atuais Core 12000.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Feliz com o regresso da rivalidade entre as duas gigantes do mundo dos processadores? Quem vai ficar por cima? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!