Google Maps e Waze: uma aplicação poderá acabar?

A Google tem dois produtos que fazem coisas muito parecidas. Falo, claro está, do Google Maps e do Waze. Sim porque o Waze, ao contrário do que muitas pessoas pensam, também pertence à gigante dos motores de busca. No entanto e apesar de para muitas pessoas o Waze ser a aplicação obrigatória ficando o Google Maps para outros carnavais, parece que há algo a acontecer em segredo.

Google Maps e Waze: uma aplicação poderá acabar?

Muitas pessoas não percebem muito bem qual a razão para a Google ter dois produtos tão semelhantes. É que em teoria têm o mesmo objetivo e até partilham dados sobre estradas e afins. No entanto há razões para esta existência embora as coisas possam mudar em breve. Mas afinal o que distingue estas apps e o que se está a passar?

Dark Mode no Maps

O Google Maps é aquilo que podemos chamar a aplicação tudo em um. O objetivo principal não é só garantir a navegação porta-a-porta. De facto, faz muito mais do que isso. Também dá indicações para quem anda a pé ou de bicicleta, armazena informações das lojas, permite explorar determinadas regiões e muito mais.

O Waze tem tudo a ver com a condução. Ajuda-nos a chegar seguros até um determinado local e ainda nos dá muitas informações em tempo real sobre o trajeto. Trânsito, veículos na berma e muito mais.

Google Maps e Waze

Mas há algo que silenciosamente se está a passar

Aos poucos o Waze está a ficar para trás como se tivesse parado no tempo e as grandes novidades só estão a chegar ao Google Maps. Inclusivamente ao nível do Android Auto.

No Android Auto o Google Maps está cada vez mais avançado. De facto até consegue ver os níveis de bateria para nos dizer se temos suficiente para chegar ao destino.

Google Maps e Waze

Fora do Android Auto, ele foi atualizado com um modo de condução que melhora a experiência quando estamos atrás do volante.

É quase um substituto do Android para os smartphones.

Para além disso está a receber outras funcionalidades inteligentes. Por exemplo, procurar rotas com menor pegada de carbono e até revelar o consumo de combustível para não ficarmos a meio do caminho.

No caso do Waze as coisas estão praticamente paradas. Dito isto, a aplicação continua a ter a mesma interface antiga e apenas recebeu umas atualizações menores.

É verdade que nos últimos dias recebeu informações sobre estações de carregamento. No entanto, apesar de ser algo novo para esta app, isto está disponível no Maps desde 2019.

maps

Para além disso o Waze continua a lutar contra muitos bugs e problemas no desempenho.

Mas isto significa que o Waze vai acabar?

A Google não quer acabar com o Waze. Pelo menos não está nos planos imediatos. No entanto, quer que o foco se vire totalmente para o Google Maps e que o Waze comece aos poucos a ficar em segundo plano. Uma coisa é certa. Assim que a Google trouxer as funções de navegação do Waze e a informação do tráfego para o Maps, algo que deve acontecer nos próximos meses, a maioria das pessoas vai-se virar apenas para esta aplicação.

O Google Maps pode ser descarregado aqui para Android e o Waze aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também