Catalisadores: faça isto para evitar as hipóteses de roubo!

É verdade que nos últimos dias não se tem falado tanto do roubo de catalisadores. No entanto, a moda não passou e de facto esta atividade continua muito ativa apesar dos esforços das autoridades. Dito isto, é preciso muito cuidado e estarmos à alerta. Seja como for no que diz respeito aos catalisadores há algumas coisas que podemos fazer de modo a reduzir as hipóteses de roubo.

Catalisadores: faça isto para evitar as hipóteses de roubo!

Em primeiro lugar a questão de haver veículos mais ou menos preferenciais é um pouco um mito. Ninguém está verdadeiramente a salvo. Isto apesar de a PSP apontar para uma estatística interessante. É que parece que os veículos mais atacados pertencem a anos situados entre 1998 e 2001.

Como se reduz o risco de roubo?

Em primeiro lugar temos de ter atenção à forma como estacionamos o veículo. Por vezes e sobretudo em zonas onde é muito complicado estacionar paramos o carro, metade na estrada, metade em cima do passeio. Ora isso é quase um convite luminoso com setas e tudo para quem quer roubar catalisadores. É que deste modo já não é necessário elevar-se o carro com um macaco ou outro método para se roubar o catalisador.

catalisador

Entretanto é impossível roubar um catalizador sem fazer barulho. Esse barulho capta-se muitas vezes pelos alarmes dos carros. No entanto, pela sensibilidade escolhida, eles acabam muitas vezes por não disparar. Dito isto e se tiver possibilidade ajuste a sensibilidade do alarme do seu veículo. Também não queremos que ele comece a tocar com uma simples rajada de vento. No entanto, queremos que capte o som da serra de corte e as vibrações e comece a tocar.

A outra dica é mais básica mas importante. A GNR aconselha as pessoas a evitarem o estacionamento em locais com pouca iluminação ou mais isolados.

Outra coisa importante é anotar-se os dados de veículos suspeitos que estiverem na zona. Se acontecer alguma coisa há uma pista a seguir.

As autoridades afirmam que este crime deve ser sempre denunciado. É verdade que dificilmente se vai recuperar o catalizador. No entanto, inicia-se de imediato a averiguação dos factos.

Há fatores que revelam logo o roubo do catalizador.

Viaturas levantadas ou o som característico de uma serra a cortar um tubo metálico. Isto para além do facto de estar alguém debaixo do veículo. Nessa altura chame logo as autoridades.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também