É muito provável que tenha uns quantos portáteis ‘velinhos’ em casa, encostados, sem qualquer tipo de utilização apesar de continuarem funcionais. Pois bem, gostava de lhes dar uma nova vida? A Google pode ter uma solução para si!
Afinal de contas, como os Chromebooks já não se estão a vender como pãezinhos quentes, devido ao fim da telescola e teletrabalho, a gigante Google teve de arranjar uma maneira de fazer com que o seu Sistema Operativo continuasse a crescer. Como? Bem, a gigante da pesquisa está a adaptar-se a um mundo, em que o Sistema Operativo começa a interessar cada vez menos, e por isso, está a desafiar todos os utilizadores do seu ecossistema, a instalarem o Chrome OS num portátil ou PC Desktop antigo.
Quer dar uma nova vida ao seu portátil antigo? Google tem a solução (Aqui)
Portanto, o último grande esforço da Google no mundo dos computadores está a ser feito numa nova versão do seu Chrome OS, agora denominado de Chrome OS Flex, que aparentemente, pode ser instalado numa questão de minutos, tanto num PC, como num Mac.
Segundo a Google, é um SO extremamente leve, capaz de transformar até a máquina mais antiga, numa autêntica besta da produtividade. (O que sempre foi o objetivo de qualquer Chromebook).
Entretanto, a ideia aqui é bastante simples! Ao fim ao cabo, hoje em dia, muito daquilo que fazemos, acontece a partir de um web browser. Por isso, se apenas precisa de um computador, para entrar na plataforma online da sua empresa, para ir ao Facebook, Netflix ou YouTube… Ter uma máquina baseada no Windows 11, ou macOS, é simplesmente um ‘overkill’. É aqui que entra o Chrome OS Flex, um Sistema Operativo que nem precisa de ser instalado na máquina propriamente dita, pode ser corrido através de uma simples pen USB.
Compatibilidade?
Segundo a Google, pode utilizar o novo Chrome OS Flex em qualquer sistema Intel ou AMD que tenha pelo menos 4GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno. Entretanto, a empresa está a trabalhar numa lista de aparelhos compatíveis, mas o que foi dito em cima é mais do que suficiente para ter uma ideia daquilo que pode utilizar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!