Já temos (desde sexta-feira), um Galaxy S22 Ultra em mãos, para testar tudo aquilo que a Samsung tem para oferecer no mercado Android de gama alta.
Estamos a falar de um aparelho, que vai muito provavelmente servir de bandeira para o ecossistema Google Android, durante todo o ano de 2022, marcando presença em vários posters, anúncios publicitários, etc… Tal é o seu nível de performance, e claro, design capaz de saltar à vista.
No entanto, temos de ser completamente sinceros… Este smartphone não é um Galaxy S, é na verdade um Galaxy Note! O que na minha opinião, faz com que estejamos na presença do melhor smartphone que a Samsung alguma vez lançou no início de um ano. Mas vamos por partes.
(Primeiras Impressões) Samsung Galaxy Note… Oops, S22 Ultra
Ah… O Galaxy S22 Ultra, um telemóvel que muitos duvidaram ser capaz de ter sucesso no mercado, em 2022, devido ao aumento da competitividade e investimento no mundo Android, nomeadamente por parte da Xiaomi e da Oppo, que com o passar dos anos, parecem estar cada vez mais competentes no desenvolvimento e marketing de alternativas bastante interessantes, relativamente ao que a Samsung tem lançado no mercado nos últimos tempos.
No entanto, na minha mais honesta opinião, se a Samsung for apanhada pelas rivais diretas, não vai ser ainda em 2022. É que, pelo menos na minha opinião, o Galaxy S22 Ultra é facilmente o melhor smartphone que a gigante Sul Coreana alguma vez lançou no início de um ano comercial.
Estamos a falar de um aparelho capaz de corrigir algumas das falhas recentes da sua gama de produtos (especialmente no campo da fotografia). Ao mesmo tempo que também é capaz de juntar as capacidades de duas das gamas mais icónicas da fabricante. Ao fim ao cabo, temos aqui uma fusão da gama Galaxy S com a gama Galaxy Note.
Design
Se quisermos ser 100% honestos, este aparelho é muito mais Galaxy Note do que Galaxy S! Basta metê-lo ao lado do Note 20 Ultra, e tirar as nossas próprias conclusões. O design é exatamente o mesmo. (Como pode ver em baixo! Mas ainda bem que assim é!)
Em termos de uso no dia-a-dia, parece mesmo que voltei para o meu velho e confiável Note 20 Ultra, agora com mais performance em quase todos os campos. (Especialmente no campo da autonomia ahah!)
É um design muito bem conseguido, que mesmo ao trocar o vidro traseiro por plástico ecológico, é capaz de oferecer um ‘feeling’ de utilização super premium, muito próprio da gama Galaxy Note da Samsung.
Muito resumidamente, é um design que só tem um defeito… Vai precisar de ter mãos grandes! (It’s a Big Boy!)
Performance e Autonomia
Com o design e ‘sentimento’ de utilização fora do caminho, vamos falar um pouco sobre o que está debaixo do capô.
Em teste, temos um aparelho baseado num SoC Exynos 2200 (4nm), com 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno. Ou seja, o modelo base do Galaxy S22 Ultra, que chega ao mercado a custar cerca de 1279€.
Sou sincero, inicialmente, não achei muita piada aos 8GB de RAM, visto que o S21 Ultra do ano passado começava nos 12GB. Na minha opinião, um smartphone ‘Ultra’ nunca poderia ter as mesmas especificações da restante gama ‘Não Ultra’. Mas… Com o aparelho em mãos, acho que isto não é de todo o fim do mundo.
Nunca senti falta de performance pura e dura com o S22 Ultra na mão. O Sistema Operativo sente-se mais fluido, e na verdade, mais capaz de manter as apps abertas em memória.
Na verdade, até parece que o aparelho se esforça menos para fazer as suas tarefas do dia a dia, o que por sua vez resulta num aumento de autonomia muito interessante, especialmente se o compararmos ao último Galaxy Note digno desse nome, o Note 20 Ultra, que era um autêntico sorvedouro de bateria.
Fotografia
Um dos pontos mais controversos! É que apesar do uso de um módulo de câmeras muito similar ao do ano passado, comparativamente ao S21 Ultra, a Samsung afirma que a performance fotográfica foi alvo de um ‘upgrade’ massivo, especialmente em ambientes com pouca luz.
A diferença aparenta ser tanta, que estou neste momento a planear fazer um comparativo, ao meter o Galaxy S21 Ultra contra o seu irmão mais novo, mas aparentemente mais poderoso, Galaxy S22 Ultra! (Fique atento!)
Mas como uma imagem vale mais que 1000 palavras, deixo-vos com algumas das fotos que andei a tirar neste fim de semana que passou. Ora veja:
A Samsung conseguiu fazer algo muito curioso com o módulo de câmeras do Galaxy S22 Ultra. O smartphone topo de gama da Samsung é agora capaz de captar imagens reais, com cores fidedignas, sem distorção. Além de tudo isto, de maneira incrível, é capaz de apresentar um dos melhores modos de noite que alguma vez vi num smartphone.
A foto na praia, na galeria em cima, não tinha qualquer iluminação ambiente. Ou seja, não se via absolutamente nada à nossa frente. Ainda assim, tanto na captura normal, como na captura ‘Modo de Noite’, o S22 Ultra foi capaz de ir buscar detalhes, que verdade seja dita, eu não conseguia ver com os meus próprios olhos.
Para mim, este S22 Ultra oferece a câmera mais fidedigna, e mais completa, do mundo dos smartphones. É um aparelho, que apesar de ter de alimentar 108MP na câmera principal, consegue ser um “point-and-shooter”, algo que não acontecia nas iterações anteriores, ou seja, no S20 Ultra, S21 Ultra e Note 20 Ultra.
É muito fácil tirar uma boa foto com este smartphone, sem qualquer trabalho. Ao mesmo tempo que também é extremamente fácil manipular a foto, e criar uma autêntica obra de arte, numa simples captura via telemóvel, ao mexer em algumas definições básicas. É o que mais perto tempos de uma câmera dedicada no mundo dos smartphones.
Conclusão
Para finalizar este artigo, acho que basta dizer que o S22 Ultra é uma experiência ‘Notável’, sendo muito provavelmente o melhor smartphone que a Samsung alguma vez lançou no mercado.
É um aparelho capaz de oferecer uma experiência muito equilibrada, como é tradição na gama Galaxy S, mas que em 2022, apresenta alguns prontos em que arrasa os rivais diretos, especialmente na parte do design, da funcionalidade, e claro, na fotografia.
É incrível.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!